27 de abril de 2010

Turistas acompanham o combate à dengue na Pampulha



Os turistas que visitaram a Pampulha, se depararam com uma ação do grupo teatral Mobiliza SUS contra a Dengue. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, neste último ano foram notificados 2.778 casos da doença na Pampulha, com destaque para o bairro Santa Amélia, que apresentou a confirmação de 441 pessoas acometidas com a doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti.
Segundo o gerente regional de Zoonoses da Pampulha, Cristiano Fernandes, a Prefeitura de Belo Horizonte tem investido nas ações de mobilização da comunidade para a adoção de medidas de prevenção e controle da doença. Todas as ações envolvem, além da rotina de visitas realizadas nos imóveis pelos agentes de combate a endemias durante todo o ano, parcerias com o grupo de mobilização da Secretaria Municipal de Saúde e Mobiliza SUS no sentido de intensificar tais medidas em áreas e regiões críticas de transmissão da doença no município de Belo Horizonte.
Nesta ação, o grupo de mobilização percorreu algumas das principais vias de acesso e corredores rodoviários da região da Pampulha. Dentre eles, os bairros Santa Amélia, especialmente a Avenida Portugal, região mais afetada pela doença, com 43% dos casos na Pampulha. Percorreu, também, ruas e corredores do bairro Santa Rosa onde estão concentrados 30% dos casos. Os principais focos dos mosquitos foram encontrados em caixas d´água destampadas, pratos de vasos de flores, garrafas pet, latas e potes de manteiga, entre outros. Apesar dos esforços dos agentes de zoonoses, ainda está faltando a colaboração da maioria de moradores para que a doença seja, pelo menos, controlada.
A dengue mata, anunciam os carros de som pelas ruas dos bairros da região da Pampulha. Por isso, é necessária a colaboração de todos.

Nenhum comentário: