19 de abril de 2010

Passeata pede fim da violência em Contagem



Uma passeata pela paz na manhã deste domingo (18) reuniu uma multidão de moradores do Estrela Dalva e outros bairros de Contagem, na Região Metropolitana, e da Zona Norte de Belo Horizonte. Segundo cálculos da Polícia Militar, a manifestação, convocada por comerciantes e pelas igrejas evangélicas que atuam na região, contou com a participação de mais de 3 mil pessoas.
Depois das mortes de Marvel Soares e Wanderson Roque de Souza, encontrados baleados na manhã do dia 3 de abril, os moradores passaram a ser ameaçados pelo toque de recolher decretado por criminosos – que fechou, durante nove dias, o comércio no Estrela Dalva e em outros bairros em represália pela morte dos dois homens, que estariam envolvidos com o tráfico de drogas.
O clima tenso dos últimos dias foi atenuado ontem pela passeata, batizada de “Marcha pela Paz” e com a maior parte dos participantes vestida de branco. A passeata foi organizada por representantes de 15 igrejas evangélicas do Estrela Dalva, São Mateus, Confisco, Tijuca, Recanto da Pampulha, Novo Recanto e Vila Mariana. Também participaram da manifestação autoridades como a prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), vereadores e o deputado Durval Ângelo (PT).
Oito viaturas da PM acompanharam a caminhada, que começou às 8 horas e chegou à praça do Estrela Dalva às 11 horas, mas o ato só terminou por volta das 14 horas. Treze suspeitos de ligação com o tráfico e com o toque de recolher foram presos, mas outros 12 estão foragidos.
Para o pastor Edelson Geraldo, da Primeira Igreja Batista, a iniciativa das lideranças religiosas atendeu às demandas da própria comunidade. “Há o resultado imediato, que é o otimismo de todos com o final daquele clima tenso, e há o resultado a médio prazo, que virá com o esclarecimento dos fatos”. No “Sacolão da Paz”, o funcionário Fábio dos Santos comemorava com otimismo o movimento do comércio.

Nenhum comentário: