26 de abril de 2010

Sony vai encerrar a venda de disquetes



A Sony anunciou neste fim de semana no Japão que vai parar de vender disquetes de 3,5polegadas no país em março de 2011, ano em que o dispositivo para salvar arquivos completa 30 anos de existência.
A decisão deve se estender aos demais países em que ainda são comercializados disquetes da marca, com exceção da Índia.
Segundo a empresa, o disquete de 3,5 polegadas foi criado em 1981 e a Sony começou a vender o produto nas lojas de varejo do Japão dois anos depois.
O principal motivo foi a falta de interesse dos consumidores. O mercado atingiu pico de vendas em 2000, com a venda local de aproximadamente 47 milhões de unidades.
Há dois anos, a participação mundial da Sony nesse mercado quase extinto era de 40%, mas em anos anteriores chegou a mais de 70% do total. Em 2009 – ano em que a produção própria chegou ao fim – foram apenas 8,5 milhões.
Atualmente, CDs, DVDs, e pendrives são mais usados para salvar arquivos que os disquetes por terem maior capacidade de armazenamento. Em um disquete de 3,5 polegadas cabem 1,44 megabyte (MB), menos da metade de um arquivo de música em mp3 (média de 3 MB). Já em um CD cabem 700 megabytes (MB), e no DVD, 4,7 gigabytes (GB) ou 9,4 gigabytes (GB).
...Fonte: "r7.com"

Nenhum comentário: