13 de abril de 2010

64% devem taxas e impostos de 2010 sobre veículos



Minas Gerais tem 2,6 milhões de carros que ainda não receberam o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV) de 2010. O documento só começa a ser cobrado a partir de 1º de agosto dos proprietários de carros de placas de finais 1 a 3, pois até julho ainda há prazo para regulamentação.
A partir daí, vencem os outros finais. Para receber o CRLV, é preciso estar em dia com IPVA, Taxa de Licenciamento, Seguro Obrigatório (Dpvat) e não dever multas. Já pagaram todas estas obrigações 2,1 milhões de proprietários, o que representa 36,67% da frota do Estado.
Levantamento do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) revela que os donos de carros de Belo Horizonte devem menos em relação ao restante do Estado. A frota a licenciar na capital é 1,2 milhão. Já receberam o documento que garante a circulação em todo o país 431.889, ou 38,43% do total.
A Taxa de Licenciamento, que venceu no dia 31 de março, ainda não foi paga por dois milhões de motoristas do Estado, 35,36% do total. Na capital, o índice de devedores da taxa é 30,61%. Enquanto no Estado 30,86% devem o Dpvat, em Belo Horizonte esse percentual é de 25,15%. É com o pagamento deste seguro que as vítimas de acidentes de trânsito são indenizadas, independentemente de quem é a culpa.
O prazo para pagamento do IPVA venceu no dia 31 de março. Em Minas, 1,7 milhão ainda devem o imposto, 29,30% do total, enquanto na capital esse índice é de 24,42%, o equivalente a 274 mil carros. Para receber o CRLV, o proprietário terá que pagar o imposto com multa, juros e correções monetárias.
O coordenador de Administração de Trânsito do Detran, delegado Luiz Cláudio Figueiredo, alerta aos devedores que o proprietário do carro que for apreendido por causa do CRLV de 2009, que ainda está vigorando, terá que pagar todos os débitos deste ano para ter seu veículo liberado.
O delegado lembra ainda que ninguém é obrigado a mostrar recibos de pagamentos de IPVA, Taxa de Licenciamento e do Seguro Obrigatório. A polícia só pode cobrar dos motoristas o CRLV vigente e a carteira de habilitação.
Quem deve multas aos órgãos de trânsito fica impedido de receber o CRLV. Segundo o Detran, em Minas, 734.694 veículos, 12,59%, ainda estão nesta situação. Na capital, 166.799 carros devem multas, quase 15%. Quem está nesta situação é o contador José Carlos Braga, 48 anos, que não pagou uma multa dada pela Polícia Militar no dia 5 de janeiro deste ano. “Entrei na Justiça para anular a multa, mas até agora não tive a resposta. A multa veio em nome da BHTrans, que está proibida de multar desde dezembro do ano passado”, argumentou.
Em Minas, 698.811 carros, quase 10% da frota, estão sem receber o CRLV há mais de cinco anos. Na capital são 125.417 veículos nesta situação, 9,3%. Segundo o Detran, após o pagamento de todas as pendências, o CRLV é enviado em até cinco dias para o proprietário. É importante o motorista atualizar o endereço pelo site do Detran/MG. www.detran.mg.gov.br

Nenhum comentário: