15 de abril de 2010

Professor municipal volta às aulas, mas negociação continua

Categoria reivindica reajuste de 22,41%, mas prefeitura oferece 4,11%



Os estudantes das escolas municipais de Belo Horizonte retornaram às aulas nesta quarta-feira (14), depois de 27 dias de greve dos professores. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal (Sind-Rede/BH) afirmou que ainda está em negociação com a prefeitura, apesar do retorno às atividades.
Sindicalistas estiveram na Secretaria Municipal de Recursos Humanos para continuar a negociar a pauta de reivindicações, já que a PBH apresentou um reajuste salarial de 4,11%, muito abaixo dos 22,41% solicitados pelos professores, mas não conseguiram se reunir com o secretário-adjunto, Marcio Serrano, que tinha outros compromissos.
“A greve está suspensa em atenção à população de Belo Horizonte”, informou Alexandre Campinas, diretor de Comunicação do Sind-Rede/BH. “Estamos aguardando com tranquilidade e paciência e vamos dar um voto de confiança e esperar que a secretaria marque a reunião até amanhã (sexta, dia 16)”, disse.
A assessoria de Imprensa da secretaria informou que tem recebido constantemente os educadores para negociar. Nesta quinta-feira (15), outra reunião, agora na Secretaria Municipal de Educação (SMED), está marcada às 14 horas. Em pauta, a política pedagógica nas escolas.
Os médicos da PBH e Hospital Odilon Behrens (HMOB) e os demais servidores municipais paralisarão as atividades nesta quinta. Somente casos de urgência e emergência serão atendidos até às 7 horas de sexta(16). Segundo o Sindicato dos Médicos (Sinmed-MG) a categoria se reunirá em assembleia nsta quinta, às 19 horas, no auditório do sindicato, quando será decidido se a paralisação continua ou não.
Na pauta de reivindicações, garantia de medicamentos, materiais e equipamentos em todas as unidades, realização imediata de concurso público, recomposição dos vencimentos básicos de forma que os mesmos venham a corresponder ao salário mínimo profissional defendido pela Federação Nacional dos Médicos, de R$8.594,35 para 20 horas semanais, dentre outras.
Às 9 horas de hoje está marcada uma assembleia do Sindicato dos Servidores Municipais de Belo Horizonte, Sindibel, na Igreja de Cristo, na Avenida dos Andradas. Depois, os servidores prometem sair em passeata até a porta da sede da prefeitura, na Avenida Afonso Pena. Os servidores municipais reivindicam reajuste salarial de 22% e melhores condições de trabalho.
Em nota, a PBH informou que a paralisação desta quarta aconteceu em meio à negociação salarial e pediu aos servidores que tenham “sensibilidade sobre a importância da manutenção dos serviços municipais para o atendimento à população”.
...Fonte :"Jornal Hoje em Dia"

Nenhum comentário: