26 de abril de 2010

BH tem pelo menos 70 novos casos de dengue



A Secretaria Municipal de Saúde estima que 70 novos casos de dengue tenham surgido neste final de semana na capital. Somente na Região Noroeste, foram contabilizadas 50notificações no sábado (24). Neste domingo (25), por volta das 9 horas, pelo menos 15pessoas com sintomas da doença foram atendidas no Centro de Saúde do Bairro Carlos Prates, na mesma região. Juntamente com Venda Nova e a Região Norte, a Noroeste concentra número significativo de casos de dengue em Belo Horizonte.
Segundo o último levantamento da secretaria, o número de casos confirmados de dengue aumentou 27% entre os dias 14 e 21 deste mês. A Região de Venda Nova é a que tem o maior número de casos confirmados: 3.554. A Região Norte teve a confirmação de 1.939 casos, seguida pela Noroeste, com 1.677.
Mesmo com a ausência de chuvas, as altas temperaturas registradas nas últimas semanas vêm contribuindo para o aparecimento de novos casos de dengue em Belo Horizonte. O calor favorece a eclosão dos ovos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, depositados em água limpa e parada. Por isso, nesta segunda (26) será realizado mutirão de limpeza na área de abrangência do Centro de Saúde Felicidade II, na Região Norte.
Mas, para quem fica doente, adianta pouco a explicação de que 64 mutirões de limpeza da Prefeitura de Belo Horizonte retiraram mais de 900 toneladas de lixo na cidade neste ano. E quando várias pessoas da família são afetadas pela doença, a ameaça deixa uma sensação de impotência.
“Não sei o que acontece. Limpo a casa como o recomendado, mas três pessoas da minha família pegaram dengue de março para cá”, queixou-se a dona de casa Maria de Lourdes Campos, 58 anos, moradora do Bairro Caiçara. No sábado, ela acompanhou o marido, que adoeceu na última quarta (21), e seguia em atendimento no Centro de Saúde Carlos Prates.
Apesar de não saber onde está o foco do mosquito, Lourdes disse desconfiar de uma casa fechada e de uma construção parada perto da casa dela. Diante da contaminação que parece inevitável, ela só destacou o bom atendimento dos profissionais do Centro de Saúde.
No sábado, o auxiliar de operação de carga José Maria de Souza, 55 anos, morador do Bairro Califórnia, estava com muita dor no corpo e febre, e vomitava. Ele estava com sintomas de dengue desde a quinta-feira (22) passada. “Venho aqui desde quinta para fazer exames”, contou, enquanto aguardava um funcionário coletar o sangue para monitorar o nível de plaquetas.
...Fonte: "Jornal Hoje em Dia"

Nenhum comentário: