15 de abril de 2010

Projetos enriquecem aprendizado de alunos com necessidades especiais



A Escola Municipal Santo Antônio, localizada na Rua Carangola, 288, bairro Santo Antônio, realiza mensalmente projetos ligados à vida diária dos alunos, que possuem necessidades especiais. O tema deste mês é sobre o Índio. Por meio de oficinas, os alunos estão conhecendo a cultura indígena, a culinária, músicas e a relação desse povo com a natureza. Os professores procuram facilitar o entendimento dos estudantes usando vídeos, internet, contos, além de instrumentos musicais próprios dos índios. Um dos fatores positivos desse trabalho é a interatividade, pois permite ao estudante ter uma visão mais real do assunto abordado.
No mês de março, os professores trabalharam com os alunos o tema Água, focando as chuvas e enchentes. Os alunos aprenderam sobre os riscos do lixo jogado em locais impróprios, que acaba entupindo as bocas-de-lobo. Para o desenvolvimento das atividades foram utilizados aparelhos multimídia, experiências e excursões. Uma das experiências foi a simulação de uma enchente dentro de sala de aula, por meio do uso de bacia e lixo reciclado. O assunto despertou bastante interesse nos alunos, principalmente porque alguns já haviam sofrido com inundações em suas residências. Os familiares aprovaram a iniciativa, pois os alunos levaram o conhecimento não apenas para os parentes, mas tornaram-se multiplicadores das informações e passaram a ficar mais atentos à situação do local onde vivem.
A responsável pelas atividades ambientais, professora Selma Torres, destacou a riqueza do aprendizado. “Os alunos são persistentes, se aprendem uma coisa não voltam atrás. Se jogam lixo na lixeira hoje, continuarão fazendo depois”, afirma Torres. A docente destaca ainda uma cena muita interessante que testemunhou. “Uma pessoa jogou papel no chão quando passava pela rua, logo foi corrigida por um aluno da escola”, relata.

Nenhum comentário: