11 de maio de 2010

Comer hambúrguer vencido pode causar intoxicação alimentar

Má refrigeração é prato cheio para contaminação por várias bactérias



Um lote de 500 hambúrgueres vencidos foi apreendido pela Polícia Civil na manhã desta segunda-feira (10) na rede de fast food Mc Donalds, do bairro do Jabaquara, na zona sul de São Paulo. Se um hambúrguer industrializado já não é uma comida muito saudável, comê-lo fora do prazo de validade pode ser perigoso a saúde.
Segundo a gastroenterologista Marília Gaboardi, responsável pela Área Comunidade da Sociedade de Gastroenterologia de São Paulo, ingerir um hambúrguer vencido pode causar intoxicação alimentar séria, caso esteja descongelado, sofrido alterações na temperatura ou armazenado com poucas condições de higiene.
- Uma carne moída descongelada pode se contaminar facilmente por bactérias como salmonela, shigella e Escherichia coli. Todas causam diarreia, sendo que se a schigella e a salmonela foram ingeridas, principalmente pelas crianças, pode causar uma desidratação muito forte, que leva até a morte.
Já se a carne, no caso o hambúrguer, se mantiver totalmente congelado, sem alterações de temperatura, pode ser consumido até um ano após o vencimento do prazo. No entanto, a gastroenterologista alerta para não contar com isso em lanchonetes e restaurantes.
- Em casa a gente sabe como está armazenado, mas em estabelecimentos comerciais não dá. Temos que levar em conta que a carne é transportada e em locais pequenos eles até desligam tudo à noite.
Além de contaminação com essas bactérias, há ainda chance de contaminação por estafilococo, em especial pela falta de higiene e por falta de refrigeração. De acordo com a especialista, a carne moída tem ainda mais chance de contaminação do que um bife, por exemplo, pela textura “com furinhos”.
- Só de ser moído, o hambúrguer tem uma maior chance de contaminação, por causa de sua superfície cheia de retrâncias. Por isso, nunca coma um mal passado, somente todo frito, para evitar ser contaminado.
...Fonte: "r7.com"

Nenhum comentário: