20 de maio de 2010

BH se prepara para mais uma festa ao estilo da "Bella Itália"

Savassi será tomada por barracas, shows e comidas típicas na festa da República Italiana



Um dos eventos que vem caindo cada vez mais no gosto dos mineiros acontece no próximo final de semana em BH. Em sua quarta edição de rua, a Festa Tradicional Italiana promete unir imigrantes, descendentes e, principalmente os belo-horizontinos. A festança vai ocupar dois quarteirões da Avenida Getúlio Vargas, entre a Avenida Professor Morais e a Rua Paraíba, na Savassi, no dia 30 de maio, de meio-dia às 22 horas. Originalmente, a comemoração acontece no dia 2 de junho, mas como neste ano a data cairá em uma quarta-feira, ela foi antecipada.
Além das atrações musicais e de dança, a comemoração da República Italiana terá barracas vendendo comidas, bebidas e especialidades típicas da culinária do país, além de estandes expondo os trabalhos desenvolvidos pelas associações presentes no Estado.
A festa em BH é considerada a segunda maior do mundo, perdendo somente para a da própria Itália. Em 2009, cerca de 22 mil pessoas compareceram à comemoração. Para este ano, a organização espera receber uma média de 30 mil pessoas. O Rio de Janeiro, como todas as cidades que contam com a presença de imigrantes do país, celebra a data por três dias, mas o número de participantes não passa dos 10 mil, de acordo com o consulado italiano.
Segundo a assessora do consulado Raquel Mendes, o evento surpreende a organização desde sua primeira edição. “No primeiro ano que comemoramos na rua, a expectativa de era receber 1.500 pessoas, mas 6.500 compareceram. Os números sempre ficaram muito acima do esperado, por isso, neste ano, aguardamos um público maior do que recebemos no ano passado”.
Ela ressalta ainda que os italianos que moram em Minas comparecem em peso à comemoração. “A maior parte do nosso público é composta por imigrantes. Levam a família toda e até seus animais. Gostam da festa porque se sentem em casa, reencontram os amigos”.
Entre as apresentações programadas para a celebração, uma das mais aguardadas é a do grupo de dança folclórica Tarantolato, que vem de Juiz de Fora. Todos os shows e espetáculos que entram no palco são compostos por artistas italianos legítimos ou por descendentes. Para participar, basta levar um quilo de alimento não perecível.


...Fonte: "Jornal Hoje em Dia"

Nenhum comentário: