11 de maio de 2010

Mais respeito e comodidade aos idosos com o novo cartão BHBUS Master



O cartão BHBUS Master, lançado nesta segunda-feira, dia 10, pela Prefeitura, através da BHTrans, irá beneficiar os passageiros do transporte coletivo com idade igual ou superior a 65 anos. O cartão permite aos idosos transpor a roleta, assegurando o acesso gratuito à parte traseira dos ônibus do Sistema de Transporte Coletivo de Belo Horizonte. A distribuição das 48 mil unidades referentes ao número de idosos que já realizaram o cadastramento no Consórcio Transfácil já começou (confira no final da página os locais de cadastramento).
Na solenidade de lançamento, o prefeito Marcio Lacerda entregou o primeiro Cartão BHBUS Master ao presidente do Movimento de Luta Pró-Idoso de Minas Gerais, Carlos Alberto Passos, que representou todos os idosos presentes no Centro de Referência da Pessoa Idosa (avenida Pedro II, 3.250, Caiçara).
“A sociedade tem avançado muito na compreensão de todos os direitos e quando se refere aos idosos esse avanço tem uma importância especial. A criação desse cartão significa não somente o acesso à parte traseira do ônibus, significa mais interação e, principalmente, mais conforto aos idosos”, disse o prefeito Marcio Lacerda.
O cartão BHBUS Master permite aos usuários embarcar pela porta dianteira e desembarcar pelas portas traseira ou central. Ao passar pela roleta, o passageiro deverá apresentar um documento pessoal e oficial com foto para comprovação de sua identidade.
O agente de bordo poderá reter e recolher o Cartão BHBUS Master mediante a emissão de recibo ao portador, na ocorrência das seguintes irregularidades: quando for detectado que o portador não é o seu titular, quando for detectada a comercialização das utilizações do cartão, quando o validador eletrônico exibir a mensagem ‘cartão bloqueado’ e quando ele estiver adulterado, danificado, ilegível ou com materiais adesivos. Em quaisquer dessas irregularidades não será permitida a transposição gratuita da roleta, mas, no entanto, é garantida a gratuidade no transporte coletivo da parte dianteira do ônibus, com apresentação de documento pessoal que comprove a idade.

Cadastramento

Aproximadamente 40 mil idosos já se cadastraram nos postos do Transfácil. Os documentos necessários para ter direito ao cartão são os originais e xerox da carteira de identidade e de um comprovante de endereço (conta de água, luz, telefone ou IPTU). O cartão e o cadastramento é destinado àqueles que desejarem utilizar a parte traseira do ônibus, já que a carteira de identidade continua valendo como documento de acesso gratuito aos ônibus coletivos da capital, utilizando a parte dianteira dos ônibus. O cadastramento e a obtenção do cartão são permanentes, não havendo, nesse momento, necessidade de corrida aos postos de atendimento.

Benefícios do Cartão BHBUS Master

• Foi assegurada a reserva de 10% de assentos preferenciais para os idosos, dividida entre as partes dianteira e traseira do ônibus, com identificação específica por meio de adesivos.
• Gratuidade na aquisição do cartão, estendida para uma segunda via (em caso de perda ou extravio), o uso do cartão sem limite de viagens e a realização do recadastramento de três em três anos.
• O acesso à parte traseira dos ônibus proporciona melhores condições de comodidade, autonomia e de interação com os passageiros.

Postos de cadastramento

Reg. Centro-Sul – Rua Caetés, 466, Térreo (Das 8h às 17h)
Reg. – Rua Flávio Marques Lisboa, 345 – 3ºandar (das 7h às 17h)
Est. Venda Nova – Rua Padre Pedro Pinto, 2.277, loja 504 (Das 7h às 17h)
Savassi – Rua Professor Morais, 216 (Das 8h às 17h)

Nenhum comentário: