7 de maio de 2010

Semana Interplanetária de Palhaços leva alegria e animação para o Lagoa do Nado



No sábado, dia 8, o Centro de Cultura Lagoa do Nado (rua Ministro Hermenegildo de Barros, 904, bairro Itapoã) recebe, a partir das 14h, os grupos circenses Circo SolRiso, Circo Estrela Gira, Cia da Bobagem e Cia Circustância.
O evento faz parte da 5ª Semana Interplanetária de Palhaços (SIP), que promove várias atividades em diversos espaços culturais de Belo Horizonte como apresentações, oficinas, bate-papos e encontros. A SIP é realizada pelo Coletivo de Palhaços de Belo Horizonte, com apoio da Funarte - Prêmio Carequinha. A entrada é gratuita

Grupos Circenses

O Circo Estrela Gira é formado por Rafael Mourão Hiei e Lina Dias. O grupo se apresenta há dois anos em Belo Horizonte e interior de Minas com números que aliam a tradicional arte circense ao teatro e à dança. O Circo Estrela Gira tem sua pesquisa focada no circo e na arte do palhaço, atuando em festivais, praças e parques, escolas, empresas, festas e recepções. A valorização do riso, a transgressão do palhaço e a vertigem e magia do circo trazem um novo universo a se explorar, apresentado ao público através do espetáculo das intervenções e das oficinas.
A Companhia Circunstância é formada por artistas que tem em comum a entrega à “arte de palhaços” e seu repertório conta com espetáculos, intervenções e oficinas realizadas em Minas Gerais e em outro estados do Brasil. Atualmente apresenta o espetáculo “Palhaços à Vista!” que narra a história de quatro palhaços andarilhos herdeiros de um pequeno circo e fazem de tudo para manter sua tradição com dignidade. De acordo com a Cia “o espetáculo perpetua a tradição das artes circenses na rua por meio do estado de graça do palhaço”. Recentemente o espetáculo “Palhaços à Vista! foi contemplado com o Prêmio Funarte “Artes Cênicas na Rua”.
Fundada em 2007, a Cia. da Bobagem têm como objetivo desenvolver pesquisas voltadas para o crescimento artístico e humano, bem como a experimentação de diversas linguagens que se inter-relacionam como a arte do palhaço, o teatro e a música. Sua atuação vem sendo reconhecida devido à suas apresentações e intervenções em festivais, encontros e cursos nacionais e internacionais. Atualmente apresenta “Ponga no Molongó”, um espetáculo repleto de habilidades e jogos de improvisação entre dois palhaços. Segundo os atores, o título “Ponga no Molongó” vem da mistura das gírias mineiras “pongava”, que significa subir, acessar, e “molongó”, que remete à idiotice, à loucura do palhaço.

Nenhum comentário: