21 de maio de 2010

Cientistas explicam por que não se deve falar ao celular perto do motorista

Muita gente se pergunta por que é tão chato ouvir apenas um pedaço da conversa de alguém que está falando no celular. Cientistas da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, revelaram, nesta quinta-feira (20), que ouvir só um lado de um bate-papo exige mais atenção do que escutar duas pessoas conversando.
A pesquisa mostra que ouvir a conversa dos outros pelo celular afeta a atenção que dedicamos a tarefas diárias, como, por exemplo, dirigir um carro.
Segundo o estudo, a concentração do motorista pode ser comprometida pela ligação de um passageiro - ainda mais se ele estiver no banco do carona, que fica mais próximo.
Lauren Emberson, coautora da pesquisa que será publicada na revista científica Ciência Psicológica, explica que o ser humano “tem mais dificuldade para deixar de ouvir meia conversa do que um diálogo”.
A explicação é que as pessoas tentam fazer com que os pedaços de conversa façam algum sentido para que consigam tentar prever o que a pessoa vai dizer na próxima fala.
Segundo Lauren, “quando você ouve metade de uma conversa, obtém menos informação e não consegue prever direito, por isso ela exige mais atenção”.
A descoberta de Lauren e do coautor, Michael Goldstein, é baseada em uma pesquisa com 41 estudantes universitários, que fizeram exercícios de concentração, como rastrear pontos móveis enquanto ouviam uma ou duas pessoas durante uma conversação pelo celular.
Eles cometeram mais erros do que quando ouviram apenas um dos lados da conversa do quando ouviam todo o diálogo.
...Fonte: "r7.com"

Nenhum comentário: