20 de maio de 2010

SMSA reúne três mil alunos no combate a dengue



Ensinar a combater os possíveis criadouros do Aedes aegypti e, principalmente, conscientizar a população sobre os cuidados para se evitar a dengue. Esses são os principais objetivos do evento “Escola sem dengue” promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). O evento aconteceu durante todo o dia de ontem (19/05), no Parque Ecológico da Pampulha. O Grupo MobilizaSUS-BH e o Grupo de Mobilização da Secretaria Estadual de Saúde animaram cerca de três mil alunos de escolas da Rede Municipal e Estadual, além de alunos de três UMEIs (Unidade Municipal de Ensino Infantil).
O secretário Municipal de Saúde, Marcelo Teixeira, ressaltou a interesetorialidade do evento. “O Escola Sem Dengue está acontecendo hoje em 22 municípios do Estado e é resultado de um trabalho desenvolvido por alunos das escolas estaduais e municipais, ao logo das semanas anteriores, afinal, a dengue é um desafio de todo o Brasil e a população precisa entender que esse não é um problema só do poder público, mas de toda a sociedade civil”, afirma o secretário.
O evento começou com a apresentação do espetáculo “Super Heróis no combate a dengue”, do Grupo MobilizaSUS-BH. De uma forma alegre e bem divertida, o esquete conta a história de quatro crianças que saem em busca de soluções para o problema da dengue que atingiu o seu bairro. A peça trata da prevenção da doença, mostrando a todos que, com atitudes simples, podemos acabar com a dengue, evitando a proliferação do mosquito.
“Esse jeito diferente de informar, através do teatro, é muito mais interessante. A gente fica muito mais atenta e mais interessada, prestando mais atenção e aprendendo de uma maneira divertida”, disse a aluna da Escola Católica São José Operário, Jéssica Costa Reis, que adorou a apresentação dos “Super heróis”.
Em seguida, entrou em cena o Grupo de Mobilização da Secretaria Estadual de Saúde, com o espetáculo “Deu a louca no Mundo da Fantasia”. Depois os alunos da Escola Municipal Professora Alice Maciffe, fizeram uma batucada, com uma música sobre a dengue. A letra da música foi idealizada pelos próprios alunos. Dando continuidade ao espetáculo musical, a Banda SUScesso, animou de vez a festa com um repertório animadíssimo sobre hábitos saudáveis e promoção da saúde.
“Essa ação é resultado de vários trabalhos que nós da saúde temos feito juntamente com a Secretaria Municipal de Educação. O trabalho com as crianças é muito importante, pois quando trabalhamos com elas, a gente trabalha com as famílias, pois eles levam as informações para dentro de casa, chamando a atenção dos pais, tios e até mesmo dos vizinhos”, enfatiza a gerente do Distrito Sanitário Pampulha, Maristela do Nascimento Silva.
Segundo a Coordenadora do Projeto Saúde na Escola, Miriam Oliveira, esse trabalho de mobilização é fundamental. “Essa é uma oportunidade das escolas mostrarem os trabalhos, além de mostrarem para toda a cidade a importância da mobilização contra a dengue”, avalia a coordenadora.
...Fonte: "Prefeitura de BH"

Nenhum comentário: