20 de maio de 2010

Apenas 35% dos mineiros de 30 a 39 anos se vacinaram



Pouco mais de 35% dos mineiros com idade entre 30 e 39 anos foram vacinados contra a Influenza A (H1N1), mais conhecida como gripe suína. Isso corresponde a cerca de 1 milhão de pessoas, de um total de pouco mais de 3 milhões que deveriam ser imunizados. Há dois dias do final do prazo para essa faixa etária receber a vacina, o índice está bem longe da meta de 80%, estipulada pelo Ministério da Saúde.
O número considera os atendimentos feitos até a manhã desta quarta-feira (19). Esse é o último grupo prioritário para a imunização. Já foram realizadas campanhas para imunização de crianças de seis meses a 2 anos, profissionais da saúde, gestantes, portadores de doenças crônicas, adultos de 20 a 29 anos e maiores de 60 anos portadores de doenças crônicas.
Em Belo Horizonte, 68% da população entre 30 e 39 anos (mais de 276 mil pessoas) ainda não receberam a vacina, conforme dados levantados na terça-feira (18). Se for avaliado o índice geral de vacinação – incluindo todos os grupos –, BH já bateu a meta, com imunização de mais de 84% das pessoas desses grupos. Mas ainda faltam cerca de 300 mil pessoas para serem vacinadas na capital mineira.
Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde, quase a totalidade de crianças e de portadores de doenças crônicas com mais de 60 anos já foi imunizada. Isso foi possível por causa da ampliação do prazo da vacinação destas faixas etárias.
A coordenadora de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Tânia Brant, afirma que os grupos de crianças, portadores de doenças crônicas com mais de 60 anos e trabalhadores da área da saúde também já foram imunizados quase que em sua totalidade no Estado. “Os grupos ultrapassaram a meta por causa dos prolongamentos dos prazos”, avalia.
Segundo ela, a maior parte das pessoas dos grupos prioritários está na faixa etária entre 20 e 29 anos – 3,6 milhões de pessoas. O grupo entre 30 e 39 anos é responsável pelo segundo maior grupo prioritário, com cerca de 3 milhões de pessoas. “O baixo índice de imunização dessa parcela da população ainda preocupa, mas a responsabilidade é também do cidadão que ainda não foi aos postos”, observa Tânia.
De acordo com a assessoria de comunicação da SES, ainda não há previsão de que a campanha de vacinação seja prorrogada. Por isso, é melhor garantir a aplicação da dose nos 147 centros de saúde de Belo Horizonte, ou em algum posto volante, como no Mercado Central, Biblioteca Pública Luiz de Bessa (Praça da Liberdade), Rodoviária e Estação Central do Metrô. Nestes locais, a vacinação acontece das 8 às 17 horas. Nas cidades do interior, a população também pode receber a vacina gratuitamente nos 370 postos em Minas.
De acordo com o Ministério da Saúde, 34 milhões de pessoas ainda não se vacinaram contra a gripe suína em todo o país.
...Fonte: "Jornal Hoje em Dia"

Nenhum comentário: