25 de maio de 2010

CBF recebe Planejamento Estratégico de Belo Horizonte para a Copa de 2014


Representantes da Prefeitura e do Governo de Minas apresentaram nesta segunda-feira, dia 24, no Rio de Janeiro, o planejamento estratégico integrado para a Copa do Mundo da Fifa de 2014. O prefeito Marcio Lacerda foi recebido pelo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, na sede da entidade. Também participaram do encontro o presidente do Comitê Executivo da Copa de 2014 de Belo Horizonte, Tiago Lacerda, o presidente do Núcleo Gestor das Copas do Governo de Minas, Tadeu Barreto, e o gerente do Escritório de Gerenciamento de Projetos de Copa 2014 do Governo de Minas, Fernando Ladeira.
O documento, lançado no final de abril, reúne 54 projetos nas áreas de Infraestrutura Esportiva, Mobilidade, Turismo, Comunicação e Marketing, Utilidade Pública, Requisitos Fifa, Rede Hoteleira. Ele detalha os responsáveis pelos projetos e estabelece mecanismos de controle e verificação para cada uma das metas propostas.
O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, exaltou as qualidades do projeto. Segundo Teixeira, o planejamento pensa em todos os aspectos, desde as necessidades para a realização da Copa até o legado que será deixado para cidade.

Mineirão e Mobilidade Urbana

A modernização do Estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão) é uma das ações do Planejamento Estratégico. O projeto de modernização do estádio foi aprovado, no dia 14 de maio, pelo Comitê Organizador Local da Copa 2014 da Fifa. O Mineirão foi vistoriado por uma comitiva da Federação Internacional de Futebol no dia 10 de maio.
Outra ação do Planejamento é o Projeto de Mobilidade, que contempla oito grandes intervenções, como a implantação do sistema BRT nos principais corredores da cidade, a extensão do Boulevard Arrudas, a construção das vias 210 e 710 e a modernização da central de controle de tráfego da BHTrans. Todos estes projetos estão com os cronogramas em dia e foram aprovados pelo Ministério das Cidades e pela Caixa Econômica Federal, que disponibilizou um financiamento de R$ 1,026 bilhão. Belo Horizonte foi o primeiro município a ter seus projetos aprovados.
“Belo Horizonte está absolutamente dentro do cronograma exigido pela Fifa. Nesta semana, aprovamos na Câmara o projeto de lei que incentiva a atração de hotéis para a capital mineira e teremos grandes investimentos neste setor”, afirmou o prefeito Marcio Lacerda. Somente na área de rede hoteleira, o projeto prevê a abertura de três a seis mil novas vagas para visitantes em Belo Horizonte.

Nenhum comentário: