28 de maio de 2010

Movimento Respeito por BH promove ações de despiche


O Movimento Respeito por BH promove duas ações de despiche neste sábado, dia 29. A primeira acontece na Praça do Cristo, regional Barreiro, às 9h, e será executada pela Associação dos Moradores do Bairro Milionários e Adjacências. Às 15h, a Associação dos Comerciantes e alunos do Centro Universitário UNI realizam o despiche do Complexo da Lagoinha, em frente à Praça do Peixe, na Regional Noroeste. Durante as ações, vão acontecer diversos eventos culturais e apresentação da Banda da Guarda Municipal.
Segundo o secretário municipal de Segurança Urbana e Patrimonial, Genedempsey Bicalho, a capital mineira sofre com o crime de pichação, como toda cidade grande. “Buscamos aliados para produzir resultados de forma integrada. Nosso projeto possui três vertentes, que são a repressão qualificada, a sensibilização e o despiche, ações independentes, mas que se complementam. A Guarda Municipal possui um catálogo das pichações que é compartilhado com a Polícia Civil”.
O combate à poluição visual é uma das ações do Movimento Respeito por BH, que tem como uma das metas deixar a cidade mais limpa e agradável aos cidadãos belo-horizontinos. O Movimento reúne a Prefeitura de Belo Horizonte, Ministério Público Estadual, Polícia Militar, Polícia Civil e setores da sociedade civil no combate ao vandalismo.
Belo Horizonte sofre com pichações tanto em prédios públicos quanto privados e o despiche tem o objetivo de demonstrar a todos que ações conjuntas podem ajudar a reprimir a pichação na capital mineira. A pichação é considerada vandalismo e crime ambiental, com pena de três meses a um ano de detenção. Denúncias sobre vândalos podem ser feitas pelo número 181.

Nenhum comentário: