4 de maio de 2010

EUA prendem suposto terrorista por tentativa de atentado em NY



Um paquistanês naturalizado americano foi detido na madrugada desta terça-feira (4) por agentes federais e detetives responsáveis pela investigação sobre a tentativa frustrada de atentado com um carro-bomba na movimentada praça Times Square, em Nova York, informou a imprensa americana.
O homem, identificado como Faisal Shahzad, de 30 anos, foi preso no aeroporto nova-iorquino JFK quando, aparentemente, tentava embarcar em um avião da Emirates Airlines para Dubai, de acordo com a agência agência Associated Press.
Shahzad seria o homem do estado de Connecticut que recentemente comprou o Nissan Pathfinder 1993 encontrado na Times Square, no último sábado (1º) à noite, cheio de gasolina, fogos de artifício, fertilizantes e gás propano, de acordo com informações do jornal The New York Times.
Agentes federais chegaram ao nome de Faisal Shahzad por meio de investigações ainda não detalhadas e detiveram o homem no aeroporto local. As autoridades ainda investigam o envolvimento de outras pessoas ou grupos terroristas no incidente. O suspeito teria sido filmado e identificado por intermédio de imagens de um circuito de segurança próximo ao ponto onde o carro-bomba foi deixado pelo suspeito.
O único grupo terrorista a assumir a participação no caso do carro-bomba foi o islâmico Tehreek-e-Taleban, baseado no Paquistão, segundo informações da agência France Press. A polícia dos EUA informou, no entanto, que não é possível comprovar a responsabilidade do Taleban paquistanês no caso.
O secretário de Justiça dos Estados Unidos, Eric Holder, disse que, mesmo com a prisão do suspeito, a investigação da tentativa de atentado continua.
- Continuaremos atrás de muitas pistas. Está claro que a intenção deles era matar americanos.

Nenhum comentário: