6 de maio de 2010

Candidatos estão apreensivos com adoção do Enem na 1ª etapa

Metodologia dos testes da Universidade é mais técnica com questões fechadas; Enem exige mais dos conhecimentos gerais



Candidatos a uma cadeira na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) estão apreensivos com a adoção das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em substituição à primeira etapa no vestibular. Muitos acreditam que anúncio, feito na quarta-feira (5), em plena preparação para o concurso, possa atrapalhar os estudos.
A metodologia utilizada nos testes preparados pela UFMG é mais técnica e as questões são fechadas. Já o Enem, elaborado pelo Ministério da Educação (MEC), exige mais dos conhecimentos gerais: as respostas não são em múltipla escolha, mas abertas.
Além disso, a abertura da concorrência com candidatos de outros Estados, que podem escolher a instituição a se inscrever – desde que esta adote o Enem -, causa temor. “Se você tirar uma nota não tão boa na primeira etapa, corre o risco de ser desclassificado”, diz Rafael Lucas Turquia, 21, candidato ao curso de engenharia de automação.
A segunda etapa do vestibular, prevista para acontecer entre os dias 3 e 7 de janeiro, também deve ser adiada. A decisão foi tomada pelo Conselho Universitário nesta quarta-feira (5). A prova do Enem deve acontecer nos dias 6 e 7 de novembro deste ano. A primeira da etapa do vestibular estava marcada para o dia 28 de novembro.
...Fonte: "Jornal Hoje em Dia"

Nenhum comentário: