5 de maio de 2010

Prefeitura participa da 2ª Bienal do Livro de Minas



Uma rica e diversificada programação cultural espera pelos 250 mil visitantes estimados para a 2ª edição da Bienal do Livro de Minas, que acontece de 14 a 23 de maio, no Expominas. Este ano, o evento apresenta uma grade ainda mais dinâmica e especialmente desenvolvida para atender à todas as faixas etárias e perfis. E a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura (FMC), marcará presença nesta grande festa da literatura. Gincanas, lançamentos de livros e um Carro-biblioteca dentro do stand são alguns dos atrativos da FMC na feira.
Durante toda a Bienal, os visitantes poderão conhecer um pouco mais das unidades culturais pertencentes à FMC. Um mapa em 3D foi preparado para apresentar os Centros Culturais, Teatros e Museus que dão vida à cultura de Belo Horizonte, com atividades descentralizadas, que atendem à pessoas de todas as idades.

Carro-biblioteca

Um dos destaques da Fundação Municipal de Cultura durante Bienal do Livro de Minas será a presença do Carrro-biblioteca dentro do estande. Fruto de um convênio realizado, em 2008, entre a FMC e a Escola de Ciência da Informação da UFMG, o Carro-biblioteca é considerado um dos serviços de extensão bibliotecária mais eficientes, por sua capacidade de percorrer as comunidades motivando a participação dos leitores. Adaptado em um micro-ônibus, o Carro-biblioteca foi inteiramente renovado em sua parte externa. O projeto foi elaborado pelos artistas Testa e Fear, utilizando a técnica do grafite. O atendimento da “biblioteca itinerante” contempla diversos bairros da capital, marcando presença em praças, parques e Centros Culturais, além de eventos, como a Bienal do Livro.
A Bienal do Livro de Minas conta, em 2010, com a participação de um maior número de autores em áreas como o Café Literário e Arena Jovem, além do aumento das atividades do Circo das Letras, e inclusão de um novo espaço, batizado de Goleada Literária. Outro destaque é o crescimento das vagas destinadas à Visitação Escolar. O programa, que tem como premissa a aproximação entre os estudantes e a leitura, receberá neste ano 42 mil alunos, contra 28 mil estudantes em relação a 2008. “Estamos prevendo um crescimento de 50% de estudantes que poderão participar da Bienal por meio deste programa”, explica a gerente do evento, Tatiana Zaccaro. Haverá ainda a ampliação das áreas de lazer e conforto para os visitantes, além da expansão de 50% da área física ocupada no Expominas.

Nenhum comentário: