10 de maio de 2010

Prefeitura e Drogaria Araújo celebram convênio para qualificação profissional



A Prefeitura de Belo Horizonte, através da Secretaria Municipal de Políticas Sociais, assinou com a Drogaria Araújo na sexta-feira, dia 7, um termo de cooperação técnica com objetivo de selecionar e qualificar trabalhadores desempregados para que sejam aproveitados nas 89 lojas da rede Araújo como operadores de caixa.
O convênio está no âmbito do projeto sustentador Qualificação, Profissionalização e Emprego e vai beneficiar 600 jovens e adultos com curso de qualificação social e profissional e encaminhamento ao mercado de trabalho.
Pela Prefeitura, assinaram o convênio o prefeito Marcio Lacerda e o secretário de Políticas Sociais, Jorge Nahas. Pela Drogaria Araújo, a assinatura foi do seu presidente, Modesto Carvalho de Araújo Neto. Marcio avaliou a importância da qualificação para o sucesso das parcerias. “A Drogaria Araújo é um grande empregador, admirada por todos nós de Belo Horizonte e que está em um processo de expansão. Cabe ao poder público se juntar aos empresários para preencher uma lacuna, que é a falta de mão de obra qualificada”, concluiu o prefeito.
Modesto Carvalho classificou o convênio como mais uma ação da política de responsabilidade social praticada pela empresa. “Todo esse processo de gerar mão de obra está dentro da nossa política de responsabilidade social. Além disso, atingimos R$ 5 milhões captados e repassados para o Hospital da Baleia”, afirmou.
Responsabilidade
A Prefeitura é responsável por recrutar e selecionar os trabalhadores, contratar curso de qualificação social e profissional, especificamente de operador de caixa, monitorar os cursos para garantir a qualidade técnica e pedagógica e, após a qualificação, encaminhar os trabalhadores para as vagas de emprego disponibilizadas pela Drogaria Araújo. Já a empresa é responsável pela definição do perfil dos trabalhadores, do conteúdo dos cursos, disponibilização das vagas de emprego e contratação do público qualificado pela PBH.

Qualificação Profissional

Uma das entidades responsáveis pela qualificação dos candidatos será o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Tatiane Cristina Franco, gerente de Soluções Corporativas, explica que o curso foi formatado de acordo com as exigências da Drogaria Araújo. Os candidatos receberão treinamento nas competências definidas pela empresa.
O curso terá duração de uma semana e os participantes passarão três dias dentro da Drogaria Araújo trabalhando no programa de informática da empresa para operação do caixa. Os outros dois dias serão destinados ao treinamento comportamental. Para se candidatar, o interessado deve ter ensino médio completo. Não é exigido experiência na área, sendo inclusive aberto ao primeiro emprego. Cada candidato selecionado receberá auxílio transporte e lanche gratuitamente. Os interessados devem procurar um dos postos do Sine (confira nessa página os endereços dos postos).

Endereços do Sine em Belo Horizonte:
Sine Barreiro - Rua Barão de Coromandel, 982 - Barreiro
Sine Centro - Niat: Rua Espírito Santo, 505 / 1º andar - Centro
Sine Venda Nova: Rua Padre Pedro Pinto, 1.055 - Venda Nova

Crescimento

A Drogaria Araújo possui 103 anos de existência e conta com 89 lojas em funcionamento na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Possui, em média, quatro mil funcionários contratados e cerca de 20 mil itens comercializados. Para o ano de 2010, o planejamento estratégico da empresa prevê abertura de 12 novas lojas em Belo Horizonte e na região, projetando para o ano de 2015 o dobro da sua capacidade de atendimento.

Nenhum comentário: