11 de maio de 2010

Frente fria vinda da Argentina chega a Belo Horizonte

Capital amanheceu cinza e com temperatura mais baixa, forçando o mineiro a tirar o agasalho do armário. Junto com o frio, veio a chuva



Belo Horizonte amanheceu mais cinza, porém mais elegante como de praxe quando as temperaturas baixam. De acordo com o meteorologista do Centro de Meteorologista MG Tempo, Ruibran dos Reis, a queda na temperatura foi ocasionada por uma frente fria que estacionou na Região Sudeste vinda da Argentina. Pela manhã, os aeroportos Presidente Tancredo Neves (Confins) e Pampulha operaram normalmente com atrasos dentro da normalidade.
Em Maria da Fé, no Sul de Minas, os termômetros chegaram a marcar 7 graus. Na capital, a menor temperatura foi de 17 graus e a maior 23 graus. Os ventos, de 40 quilômetros por hora, conforme disse Reis, não foram significativos. Na Região Norte de Minas, o sol chegou a aparecer, mas a chuva veio em seguida. O céu ficou carregado de nuvens em quase todo o Estado.
Nesta terça-feira (11), o tempo, como informou o meteorologista, deverá ser ainda mais frio com a menor temperatura marcando 15 graus e a maior 24 graus. Na Região Sul do estado como Maria da Fé e Monte Verde, o frio será mais intenso. Em Juiz de Fora, na Zona da Mata, as temperaturas serão tão baixas como em Belo Horizonte podendo chegar a 15 graus.
De acordo com Reis, o fenômeno El Niño começou a enfraquecer o que está deixando frentes frias se aproximarem com mais intensidade. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura mais baixa do país foi registrada em General Carneiro (Paraná), onde os termômetros marcaram 2,5º graus. Em Curitiba, a mínima foi de 7,9 graus.
O frio deve continuar no Sul do país até, pelo menos, a próxima quinta-feira (13).Nesta semana, a massa de ar frio deve alcançar 80% do país, causando queda na temperatura no Sul.
Na quarta-feira (12), as temperaturas voltarão a subir. "O frio mesmo só chegará em meados de junho. Até lá os termômetros vão variar bastante", destacou Reis.
Porém os amantes do inverno - que chegará oficialmente no dia 21 de junho - já podem começar a comemorar. Segundo Reis, este será o inverno mais frio dos últimos 25 anos. "Tudo isso em função do El Niño que vai enfraquecer ainda mais. As pessoas podem se preparar para um inverno rigoroso", finalizou o meteorologista.
...Fonte: "Jornal Hoje em Dia"

Nenhum comentário: