17 de maio de 2010

BH festeja Dia Nacional da Luta Antimanicomial



Usuários dos serviços da saúde mental, familiares, trabalhadores da saúde mental e demais militantes de Belo Horizonte, Betim, Contagem, Ipatinga, Brumadinho, Ibirité, São Joaquim de Bicas, Perdões, João Monlevade, Pará de Minas, Itaúna e outras regiões do Estado se reunirão, na terça-feira, dia 18, a partir das 14h, no quarteirão fechado da Praça Sete, de onde sairão em desfile com a Escola de Samba Liberdade Ainda que Tan-Tan. O desfile comemora o “Dia Nacional da Luta Antimanicomial”. Este é o 14º ano que acontece o desfile em prol da luta antimanicomial e os organizadores esperam cerca de três mil participantes.
Neste ano, com a tragédia que se abateu sobre o Haiti, este tema foi adaptado para a luta antimanicomial, entendendo que esta é uma luta de todos e que também se articula com tantas outras lutas. Com o tema “Solidariedade: Há em ti, Há em mim”, a Escola de Samba Liberdade Ainda Que Tan Tan vai desfilar com suas alas pelas avenidas Afonso Pena, João Pinheiro, Álvares Cabral, Rua Espírito Santo e o encerramento na Praça Sete.
Segundo a coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, Miriam Abou-yd, o desfile é uma festa de cunho político-social com a beleza da cultura da criação dos usuários. “A caminhada tem como objetivo convocar e mostrar à sociedade os avanços da saúde mental na cidade. É importante a participação de todos, apoiamos-nos e nos reconhecemos uns nos outros” disse Abou-yd.
A Escola de Samba Liberdade Ainda que Tan Tan vai apresentar no desfile o samba enredo “Tec Tec Tec”. A música foi feita pelos usuários da oficina de música do Centro de Convivência São Paulo. A letra fala da luta contra os manicômios e tratamentos que eram usados anteriormente. “Tec Tec Tec Tectônica, parece uma bomba atômica. Todo abalo à sociedade que vive sem a solidariedade”, esse é o refrão do enredo que será apresentado dia 18 de maio.
O 14º desfile pela Luta Antimanicomial é uma realização do Fórum Mineiro de Saúde Mental e Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Minas Gerais (Asussam) com o apoio da PBH, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Belotur, Secretaria de Estado da Saúde, Conselho Federal de Psicologia, Sindicato dos Psicólogos de Minas Gerais, Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais, Centro Universitário Newton Paiva, Grêmio Recreativo Escola de Samba Cidade Jardim, dentre outros.
Fonte: "Prefeitura de BH"

Nenhum comentário: