25 de março de 2010

Parque das Águas ganha Centro de Educação Ambiental



Telhado verde, aquecimento solar e reaproveitamento de água da chuva. Estas são algumas das características da sede do Centro de Educação Ambiental inaugurada no Parque Roberto Burle Marx, mais conhecido como Parque das Águas, na região do Barreiro. Este foi o terceiro CEA instalado nas unidades da Fundação de Parques Municipais e é um exemplo de construção sustentável. O espaço, que foi construído com alguns materiais reciclados, tem uma infraestrutura adequada para a realização de oficinas e atividades voltadas para a educação ambiental.
De acordo com o diretor de Planejamento e Monitoramento da FPM, Jorge Espeschit, esse importante centro de conscientização ambiental é também referência de participação popular na gestão pública. “O CEA nasce a partir de uma junção de esforços públicos e da interação com a comunidade”, afirma.
Durante a inauguração do espaço, o secretário Municipal de Meio Ambiente, Ronaldo Vasconcellos, ressaltou que o objetivo do CEA é levar a educação ambiental para todas as regiões de BH. “O CEA, aqui no Parque das Águas, está à disposição da população do Barreiro“.

Espaço sustentável

Detalhes construtivos e de acabamento, deram ao CEA Barreiro as condições desejadas de sustentabilidade e, consequentemente, de demonstração educativa. Seu telhado vivo, preenchido de terra vegetal e revestido de plantas do tipo suculentas, eleva a sensação de conforto térmico e produz menos impactos ambientais do que o teclado convencional.
Ao longo dos beirais do telhado foi colocada calha de chapa galvanizada, de onde foi derivado uma tubulação para coleta da água da chuva. Esta água contribuirá no abastecimento da rede de irrigação dos jardins.
Já parede de fundo do hall de entrada recebeu revestimento de placas de aglomerado de lascas de pneus reciclados, e a pintura das paredes internas foi feita com tintas à base de terra. Segundo a arquiteta da FPM Daniela Lima, “parte da água dos vasos sanitários serão tratadas e reutilizadas em jardins com espécies vegetais de folhas largas”.
...Fonte: "Prefeitura de BH"

Nenhum comentário: