3 de março de 2010

Fundação Municipal de Cultura reverencia as mulheres no mês de março



Em comemoração ao “Dia Internacional da Mulher” – que em 2010 completa cem anos – os centros culturais da Fundação Municipal de Cultura promovem durante todo o mês diversas atividades gratuitas, que contemplam oficinas, exposição, sarau literário e musical, roda de conversas e espetáculo, a partir do próximo sábado. A promoção é da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura e dos Centros Culturais Alto Vera Cruz, Jardim Guanabara, Lindéia Regina, Pampulha, Padre Eustáquio, São Bernardo, Urucuia, Venda Nova e Vila Marçola.
No dia 6, às 19h, no Centro Cultural Venda Nova (CCVN), acontece a pré-estreia, do espetáculo “Sílvia” que aborda o universo feminino na visão de um homem. Os bailarinos trazem para a cena uma pesquisa de movimentos extraídos em observações feitas no decorrer de oito meses das diversas formas de agir e pensar das mulheres. A peça da Cia. Os Outros de Teatro e Dança, conta com os bailarinos Yenny e Samuel Carvalho – este assina a direção do espetáculo – e cenário e iluminação de Lukas Repetto. A apresentação acontece também no dia 7, às 19h, no CCVN, e no dia 24, às 19h30, no Centro Cultural Vila Marçola.
Dia 10, às 9h30, no Centro Cultural Alto Vera Cruz, o público pode participar da “Roda de Biodança”, sob orientação da facilitadora Maria Luiza Hauck, que trabalha como voluntária, no Centro Cultural. Formada em arquitetura, Maria Luiza é facilitadora de Biodança desde 1998, quando começou a desenvolver a atividade no Centro Cultural Alto Vera Cruz. Para Maria Luiza Hauck a atividade tem como objetivo trabalhar a identidade, auto-estima e cidadania das mulheres, além de proporcionar o crescimento pessoal e reflexões de valores. Já no dia 23, às 19h30, acontece o encontro poético “Sobre Minha Cabeça Menina...”, coordenado por Ephigênia Lopes, compositora e intérprete do Grupo Meninas de Sinhá.
O Centro Cultural Pampulha preparou para o público, no dia 19, às 20h, momento poético com a atividade “Mulher em Poesia”. Já no dia 30, às 9h30, o encontro poético com Dona Isabel Carlos, poeta e integrante do Grupo Meninas de Sinhá, alegra os frequentadores.
Para encerrar as comemorações em homenagem a mulher, no dia 31, às 14h, também no Centro Cultural Alto Vera Cruz, acontece a oficina “A Natureza Perfumada das Mulheres” promovida pelo grupo “Semente da União”, fundado em maio de 2009 da junção dos grupos “Causa” e “Semear”. O “Semente da União”, composto por sete integrantes, tem como intuito incentivar a comunidade a fazer uso de chás medicinais, além de orientá-los para a importância da natureza e também, do saber comer com qualidade e saúde. Atualmente, os encontros acontecem na “Cozinha Comunitária Alto Vera Cruz” e conta com o apoio da entidade “Aprecia”.
Durante a oficina a equipe ensinará o modo de preparo dos chás utilizando folhas aromáticas, tais como manjericão, alfavaca, hortelã, entre outros. Para Maria da Conceição Viana, integrante do grupo, este tipo de encontro incentiva também a população a plantar em pequenos espaços em suas próprias casas. “O projeto funciona como multiplicador da cultura milenar e resgata os costumes que vem dos nossos avós, passando por várias gerações”, conclui.
...Fonte: "Prefeitura de BH"

Nenhum comentário: