1 de março de 2010

Pelo menos 711 pessoas morreram no terremoto do Chile

As áreas mais atingidas chegam a 30 e estão localizadas no Sul chileno; autoridades estão em alerta porque os números podem aumentar




Os últimos dados sobre o terremoto ocorrido na madrugada de sábado (27) no Chile indicam pelo menos 711 mortes em todo país. As áreas mais atingidas chegam a 30 e estão localizadas no Sul chileno.
Autoridades do país informam que estão em alerta porque os números podem aumentar. Saques ocorrem em todo país e, para evitar o agravamento da crise, a presidente chilena, Michelle Bachelet, decretou estado de catástrofe do tipo de exceção.
Na prática, o decreto de Bachelet determina que por 30 dias – nas regiões ao Sul do país, de Maule a Bío Bío (Concepción), que são as áreas mais afetadas - haverá restrição das liberdades civis, ou seja, toque de recolher como garantia da ordem e condições para a ajuda humanitária. As Forças Armadas foram convocadas para dar condições de segurança à população e apoiar as ações de governo.
Os saques se tornaram constantes desde o terremoto: uma multidão de pessoas conseguiu entrar no condomínio no Vale do Lo Campino Quilicura e tentou invadir um supermercado e uma farmácia localizada dentro do setor residencial. Os carabineros (policiais chilenos) usaram gás lacrimogêneo para forçar a volta da multidão.
O fornecimento de água passou a ser feito por caminhões-pipa e tanques. Segundo a Presidência da República, os alimentos serão enviados a escolas e centros de apoio distribuídos em todo país, para serem repassados à população.
O governo montou hospitais de campanha e reforçou as unidades de saúde já existentes para atender as vítimas do terremoto, de acordo com informações oficiais.
Paralelamente, o governo convocou 400 profissionais de engenharia e arquitetura para verificar prédios públicos e particulares, lojas e outros edifícios ameaçados de desmoronamento. Segundo relatos, muitas pessoas decidiram ficar nas ruas depois que suas casas foram destruídas total ou parcialmente.

Nenhum comentário: