18 de março de 2010

Campanha conscientiza motoristas a respeitar a faixa de pedestres



Uma ação educativa para estimular o respeito à travessia de pedestres está sendo realizada pela BHTrans até sexta-feira, dia 19, entre a avenida Otacílio Negrão de Lima e avenida Fleming, na Pampulha. Na faixa eu vou é o nome da campanha, que já foi apresentada em vários pontos da cidade, como Praça Sete, avenida Cristiano Machado e avenida Senhora do Carmo. “Essa ação visa contribuir para uma mudança de comportamento do motorista, fazendo-o entender que a travessia do pedestre deve ser respeitada, mesmo quando não existe semáforo. Buscamos uma cidade onde a faixa seja respeitada por todos: motoristas e pedestres”, explica César Teixeira Lopes, gerente de Educação da BHTrans.
Durante a campanha, monitores de educação para o trânsito, vestidos de faixas de pedestre, fazem uma performance musical para conscientizar os motoristas sobre a importância de se respeitar a preferência dos pedestres na travessia e também para alertar os pedestres sobre como atravessar com segurança e tranquilidade. Os monitores vão distribuir 3 mil folhetos com dicas de segurança. A ação conta também com a participação dos agentes de transportes e trânsito que orientam os motoristas a dirigir em velocidade moderada, de forma que possam agir com segurança, dando passagem aos pedestres.
A Ação educativa é fruto de reivindicações da comunidade e também da observação dos próprios agentes, que perceberam a falta de respeito dos motoristas com relação à travessia dos pedestres. É importante lembrar que os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas têm prioridade de passagem. É o que está previsto no Código de Trânsito Brasileiro. Respeitar a faixa de pedestre é o primeiro passo para uma cidade mais segura.

Como realizar uma travessia segura

Dicas para os motoristas:
• Parar ou estacionar sobre a faixa de pedestre aumenta o risco de acidentes.
• Aguarde o pedestre terminar a travessia pra você seguir em frente.
• Reduza a velocidade em locais com muita gente.

Dica para os pedestres:
• Antes de atravessar, é mais seguro esperar no passeio, e não na rua.
• Atravesse na faixa de pedestres ou na passarela mais próxima.
• Falar ao celular ou correr na rua aumenta o risco de acidentes.

Nenhum comentário: