11 de março de 2010

UFMG inaugura novo complexo para Engenharia



O transtorno do trânsito aliado à grande procura pelo curso de engenharia e o pequeno espaço que o prédio dispunha aos seus alunos foram algumas das razões das quais a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) se valeu para criar o complexo com 12 prédios dentro do Campus Pampulha, (avenida Antônio Carlos, 6.627. O antigo prédio, localizado na Avenida dos Andradas.
O diretor da unidade, Fernando Amorim de Paula, afirma que o curso tem uma procura maior a cada ano. “Estávamos situados na Avenida dos Andradas desde a década de 50. Com o passar dos anos, houve uma necessidade de mudança. O espaço já não comportava mais tantos estudantes, a poluição sonora naquela região cresceu muitos nos últimos anos, tínhamos constantes queixas de ser uma região bastante violenta e ainda contávamos com a precariedade no quesito estacionamento. Todas essas coisas foram se acumulando no decorrer dos anos. Há 30 anos professores e alunos têm essa vontade de mudança, mas só agora conseguimos realizar esse sonho”.
A construção do novo prédio se insere no “Projeto Campus 2000”, que prevê a transferência gradual das unidades acadêmicas da UFMG do centro de Belo Horizonte para o Campus Pampulha. As obras tiveram início em 2004 e outras três escolas, além da engenharia, foram transferidas: farmácia, odontologia e economia. Além de recursos da instituição, as obras tiveram também aportes do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), do Ministério da Educação Fernando Amorim destaca que 90% do Complexo já está ocupado e funcionando. “Apenas o Quarteirão 10 ainda não está pronto e não há expectativa para que isso aconteça ainda este ano”.
A Escola de Engenharia passa a ocupar um total de 60 mil metros quadrados de área construída - todo o Quarteirão 6 e parte do Quarteirão 10. Nos Blocos 1 e 2 serão instaladas a Biblioteca, o Centro de Cálculo Eletrônico, cinco Centros de Experimentação, o Laboratório de Análise Experimental de Estruturas e o Pavilhão Central de Aulas. No Bloco 3 foram construídas 33 salas de aula, o Laboratório de Eletrotécnica, o Setor administrativo do Curso Intensivo de Preparação de Mão de Obra Industrial, as Instalações do internato curricular da Engenharia Civil, o Centro de Graduação da Escola de Engenharia, os colegiados dos 11 cursos de graduação da Escola de Engenharia, a Seção de Ensino, Central de Atendimento , Central de Oportunidades (responsável por estágios e interação com empresas). Já do Bloco de ligação faz parte a entrada principal da Escola, o Auditório com 410 lugares, quatro salas de seminários com 100 lugares cada. Por fim, no Quarteirão 10 irão funcionar o Centro de Pesquisas Hidráulicas e Recursos Hídricos (CPH) e o Laboratório Extra de Alta Tensão.
...Fonte: "Jornal Hoje em Dia"

Nenhum comentário: