23 de março de 2010

Bienal do Livro de Minas espera atrair 250 mil visitantes



Belo Horizonte recebe, entre os dias 14 e 23 de maio, um dos maiores eventos editoriais do país: a Bienal do Livro de Minas, que, em sua segunda edição, cresce em dimensão e qualidade. Os principais destaques deste ano são a participação de um maior número de autores nos espaços Café Literário e Arena Jovem; o crescimento das vagas destinadas à Visitação Escolar, que deve receber 42 mil alunos; a ampliação das áreas de lazer e conforto para os visitantes; além da expansão de 50% da área física ocupada no Expominas, local de realização do evento. A Bienal do Livro de Minas é uma realização da Fagga Eventos em parceria com a Câmara Mineira do Livro.
Este ano, o evento contará com 18 sessões no Café Literário e 16 na Arena Jovem. De acordo com a escritora Guiomar de Grammont, responsável mais uma vez pela curadoria destes espaços, a intenção é promover o encontro entre leitores e escritores, despertando a curiosidade pelo universo literário. Guiomar é também idealizadora do Fórum das Letras de Ouro Preto e diretora do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP.
Além do aumento no número de sessões, a gerente de projetos da Fagga Eventos, Tatiana Zaccaro, ressalta que o espaço físico do Café Literário será ampliado para comportar, com mais conforto, um público ainda maior. “Estamos investindo na infraestrutura para garantir o bem-estar dos cerca de 250 mil visitantes que esperamos receber nos dez dias de evento. Esse número representa um aumento de mais de 10% do público, em relação a 2008, quando a Bienal recebeu 225 mil pessoas”, projeta a gerente da Fagga Eventos.

Circo das Letras

Ainda segundo Tatiana, um dos grandes destaques da segunda edição da Bienal do Livro de Minas fica por conta das atividades infantis. A grande novidade é o Circo das Letras, área destinada especialmente ao público infanto-juvenil. “O evento vai oferecer uma série de atividades educativas e culturais voltadas especificamente para as crianças e jovens. Uma viagem ao mundo dos livros irá fazer da visita um programa inesquecível, com apresentações que irão estimular o prazer da leitura”, garante.

Visitação Escolar

Por sua vez, a Visitação Escolar, atividade que promove visitas guiadas e pré-programadas para escolas de Belo Horizonte e região, também será ampliada. A Bienal, que contou com a participação de 28 mil alunos na primeira edição, espera receber este ano 42 mil estudantes, o que representa um incremento de mais de 40% no número de visitantes.
Parceira da Fagga na realização do evento, a Câmara Mineira do Livro, cujos 40 anos de existência também serão comemorados em 2010, está bastante otimista. De acordo com o presidente José de Alencar Mayrink, “o sucesso da primeira edição da Bienal deixa grandes expectativas em relação à segunda, que marcará a consolidação definitiva deste encontro literário”. O mercado editorial mineiro, que vem se mostrando mais aquecido em comparação ao ano passado, também deve ser beneficiado a partir da promoção do evento. “Levantamentos feitos em anos anteriores dão conta de que o índice de leitura em Belo Horizonte é o maior entre as capitais do país. A tendência é que essa classificação permaneça e seja reforçada com a Bienal”, acredita o presidente.

Nenhum comentário: