17 de março de 2010

Leitura contribui para um cérebro saudável



Ler, ler, ler. Essas palavrinhas causam arrepios em muitas pessoas, que não cultivam esse hábito. Porém, a leitura é uma das principais ferramentas para manter uma parte do corpo muito importante em pleno funcionamento: o cérebro. “Ler exige atenção, e se a pessoa não se concentrar no que está lendo, não vai entender. Portanto, é um dos melhores exercícios de memória”, diz a presidente do Departamento de Neurologia da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), Elizabeth Comini.
Especialistas afirmam que um cérebro ativo é um cérebro saudável. Segundo eles, boa memória e bom raciocínio dependem da formação de sinapses, circuitos que conectam os neurônios no cérebro, principalmente da infância até 20 anos de idade, e a conservação deles.
“Quanto mais a gente aprende, mais circuitos de sinapses são formados. Quanto mais circuitos a pessoa tem, melhor é a memória. Isso quer dizer que quanto mais estimulado o cérebro, mais circuitos de sinapses serão formados e melhor ele vai funcionar”, explica Elizabeth. E uma das formas de se adquirir o aprendizado, por exemplo, é por meio da leitura. “A dica é sempre aprender coisas novas”, recomenda.
...Fonte: "Jornal Hoje em Dia"

Nenhum comentário: