19 de março de 2010

Museu leva a uma viagem pelo mundo mineral

Museu das Minas e do Metal será inaugurado na segunda-feira (22), mas aberto à visitação somente em abril



Cenários com animações de última geração e espaços construídos com tecnologia de ponta atravessam os séculos e contam histórias no Museu das Minas e do Metal, que integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade. Histórias “não das coisas que o homem fez, mas daquilo que ele é feito”, ressalta o museógrafo responsável pela criação do espaço, Marcello Dantas.
O museu foi apresentado ontem e será inaugurado na próxima segunda-feira, mas a abertura para visitação acontece somente em abril. Segundo o secretário de Estado de Cultura, Paulo Brant, o valor a ser cobrado para se ter acesso aos prédios do circuito cultural ainda não foi definido. Enquanto isso, a entrada será gratuita.
O espaço “Água, elemento universal” dá início à viagem histórica dentro do museu, sendo reconhecida como o elemento mineral mais importante. Mais adiante está o espaço do ouro, onde é possível “viajar” em um elevador. Os guias turísticos? Dom Pedro II e a imperatriz Tereza Cristina levam os visitantes à mina de Morro Velho, em Nova Lima, a mais profunda do mundo. “Dom Pedro II e todos os outros personagens são, evidentemente, criaturas de laboratório. Mas a nossa preocupação é distânciá-los dessa imagem fria e mecânica. Por isso, todos falam, sobretudo, da história do afeto”, destaca Dantas.

Nenhum comentário: