29 de março de 2010

Rede de Internet sem fio chega à Praça do Papa



A Empresa de Informática e Informação de Belo Horizonte (Prodabel) acaba de ativar mais um ponto de acesso livre à internet (Hotspot), que integra o BH Digital, o programa de inclusão digital da Prefeitura. A partir de agora, os visitantes da Praça do Papa, tradicional ponto turístico da Capital, poderão acessar a rede de internet sem fio e gratuita que está sendo implantada pela Prefeitura em toda a cidade.
Já são 11,6 mil usuários cadastrados, usufruindo da tecnologia wireless disponível nos 28 hotspots em funcionamento. A média é de 450 usuários por dia, sendo que o ponto mais acessado é o da Rodoviária. A meta é ativar 20 novos hotspots ainda em 2010. “Estamos elaborando projetos para o Mercado Central, sedes da BHTrans e Regionais, Procuradora Geral do Município, Zoológico, Estações BHBUS Diamante e Vilarinho, entre outros”, informa o Diretor de Rede da Prodabel, George Machado.
Implantado em 2005, o BH Digital vem se consolidando como política pública de inclusão e é considerado referência no país inteiro no que se refere ao atendimento wireless. Essa repercussão aponta para a importância do programa, sobretudo no suporte a grandes eventos, conforme explica Machado: “estamos participando do Grupo Temático de Telecomunicações e Energia do Projeto Sustentador Copa 2014 e iniciando os estudos para a implantação de hotspots em hotéis das seleções, dos jornalistas e turistas, estádios, centros de treinamento e pontos de reunião de grande número de pessoas”. Com isso, o desafio é não apenas instalar novos hotspots, mas também aumentar a capacidade de acessos simultâneos nos pontos já existentes.

Como acessar?
Nos hotspots, quem possuir um notebook ou um computador de mão, com placa de rede sem fio, ou um celular com WiFi, pode acessar a Internet gratuitamente e navegar por tempo indeterminado no site da Prefeitura e por tempo limitado a 2 horas diárias em outras páginas. Para isso, basta preencher um cadastro, que é exibido automaticamente, e informar o nome de usuário e senha, um procedimento simples e rápido.

Hotspots ativos em BH

Arquivo Público
CAC Alto Vera Cruz
Cafezal
Centro de Cultura
Centro de Referência Audiovisual (CRAV)
Centro Recondicionamento de Computadores
Rua Espírito Santo nº 605
Teatro Francisco Nunes
Fundação de Cultura
Instituto Martinho Lutero
Praça da Liberdade
Morro do Papagaio
Palácio das Artes
Parque das Mangabeiras
Parque Ecológico
Parque Municipal
Sede da PBH
Praça da Assembléia
Praça da Estação
Praça do Papa
Praça Sete
Prodabel
Regional Leste
Rodoviária
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Planejamento
Gráfica PBH
SLU Nordeste

Nenhum comentário: