22 de março de 2010

Segunda etapa da vacinação começa nesta segunda-feira



Crianças de 6 meses a 2 anos, gestantes e portadores de doenças crônicas abaixo de 60anos, devem procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência ou trabalho para serem imunizados contra a gripe suína - Influenza A (H1N1). A segunda etapa da vacinação começa nesta segunda-feira (22) e prosseguei até o dia 2 de abril. São 370 postos em todo o Estado. Em Belo Horizonte, a vacina é aplicada nos 147 centros de saúde.
A estimativa da Secretaria Estadual de Saúde (SES) é de imunizar cerca de 2 milhões de pessoas nesta etapa, sendo 304.900 gestantes, 388 mil crianças e 1,3 milhão de doentes crônicos. Na capital, o grupo inclui 46.595 crianças, 31.368 gestantes e 165.583 portadores de doenças crônicas, como cardiopatias, problemas com pulmão, rins e fígado, além de diabéticos e pacientes em tratamento para Aids e câncer ou os chamados grandes obesos.
Quem for vacinar deve levar aos postos um documento de identidade com foto e a carteira de vacinação do adulto, se possuir. Não é necessário apresentar atestado médico para comprovar a doença crônica. Já as crianças receberão duas doses divididas em etapas. A segunda meia-dose será administrada 30 dias após a primeira. Se a criança completar 6 meses depois do dia 2 de abril, também poderá ser vacinada normalmente. As grávidas, independentemente do período de gestação, também devem receber a vacina. Já as mulheres que engravidarem após o fim dessa etapa poderão se imunizar nas fases seguintes.
De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Gerson Penna, optou-se por não burocratizar o sistema, confiando, assim, no bom senso da população que, se estiver fora do grupo de risco, deve saber que está tirando uma dose de alguém que realmente precisa.
Na primeira etapa, que foi encerrada na sexta-feira passada, foram vacinados em Minas Gerais 119 mil profissionais da saúde. A expectativa era de imunizar 220 mil. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), o balanço da vacinação em Belo Horizonte sairá nesta segunda-feira.
Nas etapas seguintes, serão vacinados adultos de 20 a 29 anos (5 a 23 de abril); idosos, incluindo os que têm doenças crônicas (24 de abril a 7 de maio) e adultos de 30 a 39 anos (10 a 21 de maio).
As únicas pessoas que não devem ser imunizadas são as alérgicas a ovo, já que a vacina tem esse componente. Além disso, aqueles que estiverem com alguma doença aguda grave e febre devem procurar um médico antes da vacinação. As reações adversas podem ocorrer em um prazo de aproximadamente 72 horas. Entre elas estão a dor no local de aplicação, mal-estar, dor de cabeça e muscular, febre e sensação de desânimo.
No Brasil, a expectativa é vacinar 20,3 milhões de pessoas. Em todo o país, são mais de 36 mil salas de imunização. O Ministério da Saúde adquiriu 113 milhões de doses para vacinar 91 milhões de pessoas contra a gripe pandêmica. Desde que a doença foi descoberta, em 2009, Minas Gerais registrou 1.568 casos, com 164 mortes. Este ano, foram notificados três casos e um óbito.
...Fonte: "Jornal Hoje em Dia"

Nenhum comentário: