16 de março de 2010

Banco de Alimentos da capital luta contra a fome e o desperdício



O Banco de Alimentos da Secretaria Municipal Adjunta de Abastecimento (SMAAB) coletou, no ano passado, 1.012.254,26 kg de alimentos perecíveis e não perecíveis e distribuiu 766.429,05 kg de gêneros alimentícios. O Banco atendeu uma média de 223 mil pessoas e 939 entidades em todo o ano. Este programa busca através de doações, combater à fome na capital mineira, e, a exemplo de outros bancos de alimentos da região metropolitana, participa da ação integrada do Programa Fome Zero inserida na Política de Abastecimento e Segurança Alimentar do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
Em 2009, a SMAAB registrou 19 doadores cadastrados e 12 doadores eventuais. Os estabelecimentos parceiros fazem a pré-triagem para separar as frutas, verduras e legumes que podem ser aproveitados, para que a Prefeitura então faça a coleta. No Banco de Alimentos, os gêneros alimentícios são recebidos, selecionados, separados em porções, processados ou não, acondicionados em caixas plásticas ou embalados e distribuídos gratuitamente às entidades assistidas, como asilos e creches ainda não conveniados em algum programa alimentar e nutricional da PBH.
O processamento dos alimentos doados evita o desperdício de recursos financeiros, reduz a produção do lixo e melhora o estado nutricional da população atendida. O coordenador da Gerência de Alimentação Escolar e Assistência Nutricional da SMAAB, Carlos Pantusa, destaca uma das principais ações do Banco. “Busca-se a redução do desperdício de alimentos, evitando que, mesmo com a perda de seu valor comercial, mas ainda em boas condições de consumo, sejam jogados no lixo”. Para este ano, o Banco de Alimentos pretende aumentar o número de doadores e entidades assistidas. “Vamos intensificar as atividades de capacitação em educação alimentar, e iniciar a obtenção de alimentos para a alimentação escolar pelo Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA)”, conta o gerente. O programa ainda sofre com a carência de alguns alimentos como leite, óleo, arroz, açúcar e macarrão.
...Fonte: "Prefeitura de BH"

Nenhum comentário: