15 de março de 2010

Greve dos rodoviários começa a enfraquecer

De acordo com o Sindicato das Empresas, a estimativa é de que 90% dos coletivos que atendem BH e Região Metropolitana já estariam rodando Mais de um milhão de usuários estão sofrendo com a paralisação do transporte que afeta capital e região metropolitana



No meio da manhã, de acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH), 90% da frota de ônibus já circula normalmente pela capital mineira. A expectativa é que, no decorrer do dia, todos os veículos estejam nas ruas.
No início da manhã, apesar de parcial, a greve no transporte coletivo que atende moradores da capital e Região Metropolitana tumultuou a vida dos passageiros, que precisaram tirar os carros da garagem, apelar para a carona e fazer uma boa caminhada até a estação de metrô mais próxima.
Os ônibus que seguiam em direção à estação Venda Nova circularam quase normalmente, mas os passageiros tiveram problemas no transporte que segue em direção ao Centro de BH pela Avenida Cristiano Machado. De acordo com a BHTrans, cerca de 40% dos ônibus circularam normalmente a partir das estações São Gabriel e Venda Nova. Os passageiros enfrentaram desorganização na saída dos coletivos em direção ao centro, com grandes filas para embarque.
As estações Diamante e Barreiro foram as mais afetadas, com apenas 5% dos ônibus rodando. O movimento foi pequeno no início da manhã, faltaram coletivos e muitos passageiros ficaram sem informações sobre a situação no local.
Das 16 linhas fiscalizadas pelo órgão que atendem a Estação Diamante apenas duas estavam rodando até as 6h30 e em uma delas que atende normalmente com 35 coletivos apenas seis carros rodaram pela manhã.
A longa espera nos pontos fez com que os usuários optassem por alternativas, como os ônibus suplementares, que, muitas vezes, não cumprem todo o trajeto necessário. Já os passageiros que geralmente deixam os carros de passeio na garagem, nesta segunda, tiveram que rodar com o veículo. Com isso, o trânsito ficou impraticável em alguns pontos da capital mineira.
A lentidão tomou conta das avenidas Antônio Carlos, Cristiano Machado, Amazonas, do Contono, Uruguai, Silva Lobo, Senhora do Carmo, Pedro II e Raja Gabaglia. Além disso, o trânsito ficou bem congestionado no centro da cidade. Também foi registrado forte congestionamento na Avenida João César de Oliveira, em Contagem. Diante da situação, a BHTrans autorizou a utilização de toda a frota no serviço táxi-lotação para facilitar o deslocamento da população.
Durante a madrugada, um rodoviário que não aderiu ao movimento foi atingido por uma pedrada, atirada por grevistas, segundo a Polícia Militar, no Bairro São Francisco, Região da Pampulha. Três suspeitos foram presos. O balanço divulgado pela manhã pela PM apontou 12 coletivos apedrejados, sendo nove em BH. Também houve depredação em alguns pontos da Região Metropolitana. O coletivo 1750 (Vista Alegre/ Estação Diamante) foi atacado no Bairro Independência. Em Vespasiano, um veículo da linha 5805 (Conjunto Caierias/BH). Além de um ônibus da empresa Transroda, que foi depredado em Lagoa Santa.
...Fonte: "Jornal Hoje em Dia"

Nenhum comentário: