11 de março de 2010

Atividades marcam comemoração do Dia Mundial do Consumidor



O Dia Mundial do Consumidor é celebrado em 15 de março e a Prefeitura preparou uma programação para comemorar a data que é um marco importante na proteção dos direitos dos consumidores. Durante a próxima semana serão realizadas palestras em estabelecimentos comerciais de Belo Horizonte mostrando para o consumidor seus direitos e o que deve ser exigido no momento da compra e da contratação de um serviço. A programação completa de todas as atividades está disponível no site www.pbh.gov.br/procon.
A Prefeitura trabalha na garantia dos direitos dos consumidores por meio da Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), da Secretaria Municipal Adjunta de Direitos de Cidadania. O órgão é integrante do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec), do Ministério de Justiça.
Segundo a coordenadora interina do Procon Municipal, Maria Laura Santos, o consumidor está mais exigente e os fornecedores mais preocupados em prestar um bom atendimento. “ O fornecedor não quer aparecer no ranking das empresas que não atendem bem os consumidores. Apesar de o consumidor ser a parte mais vulnerável em uma relação contratual, com o código de defesa e com as informações prestadas pelos órgãos de proteção ao crédito do consumidor ele tem tomado consciência de seus direitos e com isso tem procurado o Procon e os juizados especiais para garantir seus direitos”, disse.
Outra observação para evitar problemas é que antes da compra e da contratação de serviços, o comprador analise o contrato, peça orçamentos, estabeleça prazos, opções e condições para prestação de serviços, além de verificar a idoneidade da prestadora, consultando os sites dos órgãos de defesa do consumidor e os sites do Tribunal de Justiça para verificar se a empresa não possui ações de cobrança.
...Fonte: "Prefeitura de BH"

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