1 de março de 2010

Prefeitura disponibiliza transporte aos pacientes de hemodiálise


Diabético e com problemas de rins, o motorista Samuel Masson, de 58 anos, trava uma verdadeira batalha, desde abril do ano passado, contra as duas doenças. As complicações já lhe custaram a visão de um olho e comprometeram 90% da outra vista. Todas as terças, quartas e sábados ele faz sessões de hemodiálise no Núcleo de Nefrologia de Belo Horizonte, que fica na avenida Professor Morais, no bairro Funcionários. Desgastado pela pesada rotina do tratamento, Samuel teve suas forças renovadas após ser incluído no serviço de Transporte em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA).
O Transporte em Saúde busca Samuel em casa, no Barreiro de Cima, e o leva ao Núcleo de Nefrologia, onde faz as sessões de hemodiálise. “Estava muito difícil continuar o tratamento. Era complicado ir de carro por causa da minha visão. Tinha que ir de ônibus. Mesmo assim, era difícil para mim”, explicou. As sessões são realizadas de 17h às 21h, e depois disso Samuel é levado de volta para sua residência. “O motorista da kombi só vai embora depois que eu entro em casa e fecho a porta. Se precisar ele me coloca dentro de casa”, comentou.
Somente no ano passado, o serviço beneficiou 395 pacientes de hemodiálise. Desse total, foram 194 novos usuários cadastrados. “O serviço conta com 49 ambulâncias, mas 16 usuários necessitam de atenção especial e precisam ser transportados em veículos menores. Além de pacientes de hemodiálise, o serviço é disponibilizado para idosos, acamados e pacientes que necessitam de transporte especial, como quem utiliza balão de oxigênio, por exemplo”, destacou a gerente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Maria Sílvia Lucena.
De acordo com Maria Sílvia, os pacientes de hemodiálise contam com duas rotas fixas, sendo transportados três vezes na semana. Uma rota é nas segundas, quartas e sextas-feiras e a outra é nas terças, quintas e sábados, nos três turnos: manhã, tarde e noite.
...Fonte: "Prefeitura de BH"

Nenhum comentário: