22 de março de 2010

"Posso Ajudar?" chega a 103 unidades de saúde



A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), deu mais um passo para consolidar a humanização e o desenvolvimento do SUS-BH. O termo de expansão do programa “Posso Ajudar? Amigos da Saúde” foi assinado na quinta-feira, dia 18, pelo prefeito Marcio Lacerda e o secretário municipal de Saúde, Marcelo Teixeira. A solenidade aconteceu no salão JK, na sede Prefeitura, com a presença de representantes de instituições de ensino e da Sociedade São Vicente de Paulo, parceiros do projeto.
O programa piloto foi lançado em abril do ano passado, em 15 centros de saúde. Com a ampliação, o “Posso Ajudar? Amigos da Saúde” chegará a 103 unidades de saúde, nas nove regionais da cidade. A ampliação vai ser feita em duas etapas. Na primeira, que começou na quinta-feira, 55 centros de saúde e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Venda Nova passam a contar com o trabalho dos estagiários.
Na segunda fase, até o início de maio, mais 32 unidades de saúde recebem o programa. Ao final da ampliação, serão 95 centros de saúde e mais a Unidade de Referência Secundária Campos Sales, Centro de Especialidades Médicas Oeste, Núcleo de Cirurgia Ambulatorial, Centro de Reabilitação Leste, UPA Venda Nova, UPA Oeste, UPA Centro-Sul e o Centro Municipal de Oftalmologia.

Objetivo

O “Posso Ajudar?” tem como objetivo qualificar a recepção aos usuários do SUS/BH, humanizando o atendimento nas unidades de saúde da capital. O acolhimento é feito por estudantes de nível superior de cursos da área de saúde, que recebem treinamento para informar aos usuários sobre os serviços e procedimentos oferecidos nas unidades de saúde. Os pacientes também recebem orientações sobre outros serviços ofertados na rede, o que facilita a procura pela assistência mais adequada a cada caso.
Para trabalhar no programa, o estudante deve estar matriculado em uma das instituições parceiras. São selecionados, prioritariamente, jovens de baixa condição socioeconômica, participantes de programas sociais como o Programa de Financiamento Estudantil (FIES) e Programa Universidade para Todos (PROUNI). O programa conta com a parceria da Sociedade São Vicente de Paula e 12 instituições de ensino superior.
Segundo a coordenadora do “Posso Ajudar?”, Ana Pitchon, “o programa apresenta um potente dispositivo humanizador, ao promover reflexões sobre posturas e processos capazes de contribuir para a qualificação, tanto do atendimento aos usuários quanto do trabalho das equipes”, explica.
...Fonte: "Prefeitura de BH"

Nenhum comentário: