4 de maio de 2010

Frente Parlamentar em prol da Região Metropolitana é debatida na PBH



O auditório Juscelino Kubitschek da Prefeitura (avenida Afonso Pena, 1.212) foi palco da 149ª Reunião Extraordinária organizada pela Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel). O evento contou com as presenças do prefeito Marcio Lacerda, do presidente da Granbel, Rogério César de Matos Avelar, e de deputados federais, entre outras autoridades. A pauta principal foi a busca de apoio dos deputados para consolidar a criação da Frente Parlamentar Federal em prol da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
A iniciativa da Granbel visa fortalecer a RMBH e trabalhar de forma mais integrada com os deputados federais na defesa dos interesses prioritários, além de buscar a cooperação mútua entre os municípios, compartilhando soluções e contribuindo para a implementação de boas práticas administrativas.
“As regiões metropolitanas, de uma maneira geral, têm um vazio no que se refere à sua governância. A RMBH é a mais avançada do Brasil, tem um conselho, uma agência, mas precisa de uma representação política mais efetiva. Pelo fato de a RMBH não representar um tamanho tão expressivo na população de Minas Gerais, há uma tendência dos parlamentares federais se dividirem muito em tantas cidades. Por isso, essa articulação é necessária”, disse o prefeito Marcio Lacerda.
“A meta da Granbel é trabalhar de forma integrada com todos aqueles parlamentares comprometidos com os 5,5 milhões de habitantes dos nossos municípios”, analisou o presidente da Granbel, Rogério César de Matos Avelar.
As reuniões itinerantes realizadas pela Granbel com os prefeitos metropolitanos e as autoridades federais e estaduais favorecem o debate democrático sobre os problemas que atingem os municípios.

Nenhum comentário: