31 de maio de 2010

Belo Horizonte comemora o Dia Mundial Sem Tabaco


Nesta segunda-feira, dia 31, data em que se comemora o “Dia Mundial Sem Tabaco”, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), em parceria com a Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), realiza, no auditório da SMSA (avenida Afonso Pena, 2336, Funcionários), a partir das 9h, as palestras “O Tabagismo e a Mulher” e “Os Ambientes 100% Livres do Tabaco”. Neste dia, também será extinto o fumódromo do prédio da SMSA e realizada medição da quantidade de Monóxido de Carbono no ar, com um Monoxímetro.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) criou o Dia Mundial sem Tabaco em 1987, com a finalidade de chamar a atenção da população mundial sobre a epidemia causada pelo tabaco. A cada ano, um assunto é escolhido como tema das comemorações. Neste ano, o tema é "Gênero e tabaco, com ênfase no marketing para mulheres". As ações visam alertar sobre as estratégias que a indústria do tabaco utiliza para atingir o público feminino e os males que seus produtos causam à saúde da população e ao meio ambiente.
Segundo a OMS, é alarmante o aumento do tabagismo em mulheres e meninas no mundo inteiro e, hoje, elas representam cerca de 20% dos fumantes. Em alguns países, a proporção de adolescentes fumantes é a mesma entre meninas e meninos, mas havendo locais em que as meninas vêm experimentando cigarros mais cedo que os meninos.
Segundo Pesquisa Especial de Tabagismo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2008, o Brasil tem 24,6 milhões de fumantes (17,2% da população de 15 anos ou mais). Desses, 14,8 milhões são homens e 9,8 milhões são mulheres.
O tabaco aumenta a chance do desenvolvimento de várias doenças em mulheres que fumam. Segundo dados da OMS e do Instituto Nacional de Câncer (INCA), mulheres que fumam dois ou mais maços de cigarros por dia têm 20 vezes mais chances de morrer de câncer no pulmão do que aquelas que não fumam. Além do câncer, outros problemas como doenças cardiovasculares, alterações ginecológicas, envelhecimento precoce da pele, acidente vascular cerebral e problemas na gravidez podem ser causados pelo uso do tabaco.
...Fonte :"Prefeitura de BH"

Nenhum comentário: