28 de abril de 2010

MAP abre inscrições para o 30º Salão Nacional de Arte de Belo Horizonte



A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura e do Museu de Arte da Pampulha (MAP), anuncia a abertura das inscrições para o 30º Salão Nacional de Arte de Belo Horizonte/ Bolsa Pampulha. O objetivo é estimular a produção emergente em artes visuais no âmbito nacional e visa selecionar dez bolsistas, que serão acompanhados por críticos, curadores e artistas na produção de obras, organização de exposições individuais e registro através da edição de um catálogo.
As inscrições para a seleção dos bolsistas são gratuitas, foram abertas nesta terça-feira, dia 27, e serão encerradas em 10 de junho. Os candidatos devem enviar pelo Correio a ficha de inscrição, devidamente preenchida e assinada, juntamente com o portfólio impresso ou digital. O regulamento, a ficha de inscrição e orientações sobre a documentação encontram-se disponíveis no site www.pbh.gov.br/cultura, no MAP, em escolas de arte e outras instituições ligadas às artes visuais.
A comissão de seleção contará com a participação de profissionais com notória especialização em Artes Visuais, além da curadoria do MAP. A comissão realizará a avaliação dos portfólios inscritos e a seleção dos bolsistas, conforme os critérios de qualidade, contemporaneidade, relevância estética e conceitual e originalidade, estabelecidos no edital. Durante a fase de formação, os artistas selecionados deverão residir em Belo Horizonte, participando da vida cultural local, além de estabelecerem um intercâmbio com vistas a dinamizar as atividades artísticas da cidade.
Neste 30º Salão Nacional/4ª Bolsa Pampulha, será oferecido aos artistas um estúdio/ateliê como um espaço coletivo de trabalho, que atende uma demanda dos participantes das edições anteriores e tem como objetivo proporcionar a troca de experiências. As visitas da comissão de acompanhamento acontecerão no ateliê, ampliando as possibilidades de orientação e desenvolvimento de todo o processo de pesquisa e criação.

Bolsa

Cada artista selecionado será contemplado com uma bolsa no valor total de R$ 14.300, repassados em 11 parcelas iguais de R$ 1.300, a fim de auxiliar na manutenção do bolsista, bem como no desenvolvimento de suas atividades durante o prazo de residência obrigatória em Belo Horizonte, de agosto de 2010 a junho de 2011.
O processo formativo inclui a realização de encontros individuais entre os bolsistas e uma comissão de acompanhamento, formada pelo curador do MAP e convidados com atuação em artes visuais, com o objetivo de oferecer orientações dirigidas, além de refletir e promover o debate sobre a produção a ser desenvolvida. Cada membro da comissão terá, a partir de agendamento prévio, dois encontros com os bolsistas. Além disso, dois outros convidados realizarão encontros coletivos com os artistas bolsistas.

Conceito

Foi mantido o mesmo eixo conceitual das edições anteriores, porém novos procedimentos expositivos e estruturais serão adotados. As exposições individuais acontecerão no 11º mês da Bolsa com aberturas concomitantes, utilizando todos os espaços do MAP, com a possibilidade de expansão até o Espaço Cultural Casa do Baile.

Nenhum comentário: