26 de abril de 2010

BC já vendeu 1.261 unidades da moeda dos 50 anos de Brasília



Um dia e meio após o início das vendas da moeda comemorativa de 50 anos de Brasília, o Banco Central do Brasil já vendeu 1.261 unidades da moeda. A tiragem inicial é de 5.000 unidades.
De acordo com o balanço do BC, que se refere às vendas até o meio-dia desta sexta-feira (23), das 1.261 moedas vendidas, 860 foram adquiridas em Brasília somente na manhã de hoje.
A moeda, que tem valor de face de R$ 5, foi lançada no aniversário de Brasília, nesta quarta-feira (21), mas só começou a ser vendida às 10h do dia 22.
A moeda é feita em prata com partes foscas e espelhadas. No anverso, há uma composição de imagens do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e da escultura Guerreiros. No reverso, há a reprodução do esboço do projeto original do Plano Piloto.
O Banco Central não comenta o resultado das vendas, mas a fila que se formou no andar térreo do prédio do BC em Brasília e os números de vendas mostram que há procura pela moeda, que está sendo vendida a colecionadores por R$ 108. Se houver demanda, a tiragem pode ser ampliada para até 30 mil unidades.
A compra da edição comemorativa pode ser feita somente em dinheiro, no edifício-sede do Banco Central, em Brasília, e em guichês de atendimento do departamento do Meio Circulante, nos prédios das regionais do BC.
O BC havia anunciado o lançamento da moeda em novembro de 2009. Esta é a primeira de uma série numismática comemorativa de Brasília e de Cidades Patrimônio da Humanidade no Brasil, que contempla as cidades e centros históricos brasileiros com título da Unesco: Brasília, Ouro Preto, centro histórico de São Luís, centro histórico de Diamantina, centro histórico de Salvador, Olinda e centro histórico da Cidade de Goiás.
A moeda de Ouro Preto deve ser lançada em 2011, coincidindo com as celebrações pelos 300 anos de fundação da Vila Rica do Pilar do Ouro Preto.

Nenhum comentário: