12 de abril de 2010

Prefeitura lança Orçamento Participativo 2011/2012



O prefeito Marcio Lacerda participa da cerimônia de abertura do Orçamento Participativo 2011/2012 na quinta-feira, 15, às 19 horas. A solenidade acontece no Centro de Referência em Resíduos (avenida Belém, 40 - Esplanada) e terá a presença de secretários municipais, além de lideranças comunitárias. Nesta rodada do OP serão investidos R$ 110 milhões na execução das obras escolhidas pela população por meio de assembléias realizadas nas administrações regionais.
Iniciado em 1993, Orçamento Participativo completa 17 anos e é um dos mais importantes programas da Prefeitura de Belo Horizonte. Até hoje foram investidos mais de R$ 1 milhão em obras de infraestrutura, urbanização, sistema viário, construção de escolas, centros de saúde, BH Cidadania. Mais de 700 mil pessoas já participaram do processo de escolha e fiscalização das obras e contribuíram para transformar a cidade de Belo Horizonte.
Dos 1.293 empreendimentos aprovados no OP Regional já foram concluídos e entregues a população 1.031 obras e outros 262 encontram-se em fase de andamento.
O Orçamento Participativo faz parte do novo modelo de gestão da Prefeitura, BH Metas e Resultados, que visa ampliar a participação da sociedade na gestão da cidade por meio da incorporação de novos segmentos e de investimentos em mobilização e capacitação da representação social, reforçando a transparência e o controle social das iniciativas empreendidas pelo governo municipal.
Nesse sentido, algumas das ações que merecem destaque é o Jornal do OP, lançado em 2009, como um importante instrumento de divulgação do Orçamento Participativo na cidade, tendo como um dos objetivos informar a população sobre o andamento das obras aprovadas. E, a constituição neste ano da Comissão de Acompanhamento e Fiscalização do Orçamento Participativo Municipal - Comforça Municipal, formada por representantes das comissões regionais e da Habitação, para ampliar a discussão do OP na cidade.

Nenhum comentário: