26 de abril de 2010

Idosos acima de 60 anos com alguma doença crônica serão vacinados contra a H1N1



A partir de segunda-feira, dia 26, é a vez dos idosos acima de 60 anos de idade com alguma doença crônica receberem a vacina contra a influenza A (H1N1). A expectativa é que 57.049 idosos com comorbidades sejam vacinados nessa etapa da vacinação, que vai até 7 de maio. Os idosos com 60 anos ou mais também vão receber a vacina contra a influenza sazonal (gripe comum).
Além dos 147 centros de saúde da cidade, estarão à disposição da população postos volantes localizados na Câmara Municipal dos Vereadores, Mercado Central, Biblioteca Pública Luiz de Bessa (Praça da Liberdade), Rodoviária, Estação Central do Metrô, Faculdade de Ciências Médicas, Escola de Saúde Pública e Drogaria Araújo Centenária (avenida Getúlio Vargas, 840).
A última etapa da campanha contra a gripe A será para os adultos que estão na faixa etária entre 30 a 39 anos, de 10 e 21 de maio. A expectativa é que 1,2 milhão de pessoas sejam vacinadas em Belo Horizonte ao final da campanha.
A vacina é constituída pelo vírus morto e não causa a doença. Ela já está em uso em outros países desde outubro de 2009. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera esta vacina tão segura como a que é aplicada em idosos na campanha anual contra a influenza sazonal, a gripe comum. Esta conclusão foi baseada na avaliação após a vacinação de aproximadamente 65 milhões de pessoas até o final de novembro de 2009.
As reações que aparecem em algumas pessoas são, em sua grande maioria, leves e moderadas e se assemelham as que são observadas após a vacinação anual de idosos contra a influenza sazonal, como dor local, febre baixa, dores musculares e dor de cabeça. Os sintomas desaparecem em torno de dois a três dias.
Até agora, 440.641 pessoas já foram vacinadas em Belo Horizonte contra a Influenza A . Nesta conta, estão incluídos gestantes, crianças entre seis e 23 meses, doentes crônicos e a parte da população entre 20 e 29 anos.

Nenhum comentário: