27 de abril de 2010

Proximidade do prazo de alistamento eleitoral aumenta filas nos cartórios



Atento à grande procura dos eleitores por atendimento ao longo do último mês do alistamento eleitoral, que termina no dia 5 de maio, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) montou um posto provisório que vai se somar à Central de Atendimento ao Eleitor na Avenida do Contorno e aos cartórios do Barreiro e Venda Nova. A partir desta quinta-feira (22), o eleitor poderá também recorrer a um posto provisório de atendimento na Avenida Prudente de Morais, 320, na Cidade Jardim.
A Justiça Eleitoral alerta que, para evitar filas, os eleitores que precisarem transferir ou tirar o título devem procurar os cartórios eleitorais o quanto antes. Já quem vai tirar segunda via do documento tem até setembro para solicitar o serviço.
De acordo com estimativas baseadas em anos eleitorais anteriores, o TRE prevê aumento na procura pelos cartórios eleitorais nos últimos dias do recadastramento. Para se ter uma ideia do aumento na procura registrada até agora, apenas do dia 1º ao dia 19 de abril, 91.786 tiraram ou transferiram o título no Estado.
Em 2006, último ano em que ocorreram eleições gerais, cerca de 387 mil pessoas tiraram ou transferiram o título de eleitor ao longo do último mês do prazo para alistamento eleitoral. O movimento durante os últimos dias do prazo também foi grande em 2008, quando houve eleições municipais: mais de 243 mil atendimentos foram realizados para transferência de domicílio eleitoral ou emissão de novo título só no mês de abril daquele ano.

Documentação

O interessado em tirar o título pela primeira vez deve procurar o cartório eleitoral responsável por sua região, levando carteira de identidade, certificado de quitação com o serviço militar (no caso de homem maior de 18 anos) e comprovante de residência. É importante lembrar que a carteira de habilitação e o passaporte não serão aceitos para o fim de identificação de quem procurar a Justiça Eleitoral para tirar o título de eleitor. Para transferência, basta levar o documento de identidade com foto e o comprovante de residência.
No interior, os cartórios funcionam de segunda a sexta-feira, das 10 às 16 horas. Na capital, o atendimento, inclusive na nova Central instalada na avenida do Contorno, é das 8 às 17 horas. Mais informações podem ser obtidas no site do TRE-MG (www.tre-mg.jus.br) ou no Disque-Eleitor 148 (grande BH) ou (31) 3291-0004.
Eleitores de Belo Horizonte são atendidos nos postos da Avenida do Contorno, 7038, no Bairro de Lourdes, ou na avenida Prudente de Morais, 320, no bairro Cidade Jardim.

Nenhum comentário: