29 de abril de 2010

Biblioteca Infantil e Juvenil oferece atividades de literatura em maio



A programação de maio da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil (rua Carangola, 288, Santo Antônio) oferece diversas atrações como exposição, oficinas, contação de histórias. Todas as atividades são gratuitas.
De 6 a 31, o hall de entrada da biblioteca recebe a exposição “Esboços de personagens de HQs”. A mostra reúne uma seleção composta por originais de esboços de personagens dos quadrinhos, com o objetivo de mostrar ao público, que nunca teve a chance de ver essas imagens, um panorama das criações de seus artistas nos últimos 12 anos. A exposição é realizada pela Big Jack Studios e visa também estimular a criatividade de desenhistas de HQs. A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30, no sábado e domingo, dias 15 e 16, das 9h30 às 12h15.
Os amantes dos quadrinhos também podem participar da oficina de Mangá – diversidade cultural brasileira em quadrinhos japonesas. A atividade irá oferecer uma introdução ao universo do mangá, trazendo noções básicas de como criar personagens mesclando figuras do folclore brasileiro e japonês. A oficina, promovida pelo grupo Mangá Reiki, é direcionada para crianças a partir de 9 anos, jovens e adultos e acontece no dias 10, 12, 21 e 24, de 14h às 17h.
No sábado, dia 15, das 9h30 às 10h30, será realizada a oficina Como desenhar Mangá, que irá ensinar noções teóricas sobre o mangá, além da discussão de idéias e exercícios de esboço. Após a oficina, haverá o lançamento da Mangá: Kuembo.
No mesmo dia, das 10h às 12h, será realizada também a atividade Origami com Chá, um espaço para a troca de experiências, conhecimento e aprendizagem entre os praticantes do origami.

Literatura

A Ciranda de Histórias traz, no dia 12, às 14h, o Grupo Alegria que irá apresentar um espetáculo de contos autorais e da tradição oral, tudo isso com muita música para divertir crianças de todas as idades. Já no dia domingo, dia 16, o Era uma vez... no domingo oferece narração de contos para crianças a partir das 10h30. Serão narrados os contos “A boca do sapo”, “O tatu, a onça e a coruja”, “O gato de botas” e “Dona Baratinha”.
No dia 7, das 9h às 11h, acontece a aula espetáculo Baú de Histórias, na qual a contadora de histórias Sandra Lane e o músico Vilmar de Oliveira propõem encantar e fomentar os educadores presentes para o prazer de ouvir, criar e recontar histórias por meio da palavra e de recursos criativos.
Às sextas-feiras, sempre às 10h, acontecem os encontros semanais do contadores e leitores de histórias. A atividade visa à formação de contadores, sendo aberta a novos participantes.

Nenhum comentário: