23 de abril de 2010

No Domingo, a Rua é Nossa abre espaço para o esporte e o lazer nas ruas de BH



Desde que foi lançado, em agosto de 2009, o projeto No Domingo, a Rua é Nossa tem contribuído para que muita gente deixe de lado o sedentarismo e saia de casa para se exercitar em ruas e avenidas de Belo Horizonte nos fins de semana. Executado pela Secretaria Municipal Adjunta de Esportes (Smaes), em parceria com as secretarias regionais e outras instituições públicas e privadas, o projeto tem como objetivo criar condições para que moradores de Belo Horizonte pratiquem caminhada, corrida e se divirtam como quiserem nas manhãs de domingo. A BHTrans fecha um trecho de uma via ao trânsito e os pedestres ocupam o espaço, praticando as mais variadas atividades físicas. Mães levam os filhos para andar de bicicleta ou patins e muita gente simplesmente aproveita a oportunidade para um bate-papo descontraído em lugares normalmente ocupados pelos veículos.
No Domingo, a Rua é Nossa já chegou a quatro pontos da cidade: avenida Bandeirantes, desde o Parque JK até a Praça da Bandeira, a avenida Otacílio Negrão de Lima, na orla da Lagoa da Pampulha, do Pic ao Museu de Artes, a pista interna da Praça Raul Soares e a avenida Prudente de Morais, da avenida do Contorno à rua Acaraú. No lançamento de cada novo trecho do projeto, a Smaes organiza um evento inaugural, que conta com diversas atrações esportivas e culturais para atrair a atenção e receber a adesão da população da região. A Copasa fornece a água para a hidratação dos adeptos, academias de ginástica oferecem aulas coletivas, enquanto escolas de esgrima, judô, karatê e de outras modalidades de luta fazem apresentações. Nessas ocasiões há também exposições de carros antigos, shows musicais e de dança. Além disso, o programa Recrear e o Sesc organizam ruas de lazer para a garotada e a equipe do programa Caminhar faz a medição do índice de massa corporal dos interessados e dá orientações sobre a maneira correta de praticar atividades físicas.
De acordo com o secretário adjunto de Esportes, Fernando Blaser, o projeto será levado a diversos outros pontos da capital, contemplando todas as regiões da cidade. “A rua, livre do tráfego de veículos, volta a ser uma área de convivência, propicia à valorização das pessoas no meio urbano, é um incentivo à prática da caminhada e de outras formas de lazer no espaço público”, ressalta o secretário. Os próximos lançamentos serão nas regiões Leste, Norte e Venda Nova. As datas e os locais estão em estudo e serão definidas em conjunto pela Smaes, BHTrans e secretarias regionais. O secretário Blaser informa, ainda, que, até o final de 2012, pretende estabelecer o No Domingo, a Rua é Nossa em 100 quilômetros de ruas e avenidas da cidade. Com essa marca, Belo Horizonte ultrapassará a capital colombiana, Bogotá, que tem 80 quilômetros de ruas abertas, periodicamente, ao esporte e o lazer.

Nenhum comentário: