22 de abril de 2010

Feriado de Tiradentes celebra a liberdade em Ouro Preto



No feriado desta quarta-feira, dia 21, o prefeito Marcio Lacerda compareceu à cidade de Ouro Preto, quando o Governo do Estado entregou a Medalha da Inconfidência a 280 pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do Estado e do país, dentre os homenageados estava a esposa do prefeito, senhora Regina Lacerda, que foi agraciada com a Grande Medalha.
A solenidade marcou o encerramento das comemorações da Semana da Inconfidência, quando a cidade de Ouro Preto celebrou a Liberdade e homenageou o centenário do ex-presidente Tancredo Neves. O governador Antônio Anastasia presidiu pela primeira vez a cerimônia que contou com a ministra do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia Antunes Rocha, como oradora oficial. Maior comenda concedida pelo Estado, a medalha da Inconfidência é entregue desde 1952 com três designações: Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência.
“O 21 de Abril é uma reafirmação da nossa identidade, das nossas origens, da nossa história. Do ponto de vista da luta pela independência brasileira, a Inconfidência Mineira foi o fato mais marcante, influenciada pela Revolução Francesa, pela independência americana. Certamente o Brasil estaria muito melhor se tivesse sido um movimento vitorioso”, disse o prefeito Marcio Lacerda.
“A Inconfidência Mineira representa os ideais de todo os tempos e nós temos o dever de pensar no que foi, no que é e no que queremos que seja o país em que vivemos. Liberdade significa a essência do ser humano”, analisou a ministra do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia Antunes Rocha.
Durante a cerimônia, o governador passou em revista à tropa ao chegar à Praça Tiradentes. Em seguida, foi assinado o ato de transferência da capital do Estado para Ouro Preto e a entrega das medalhas para os homenageados. O hino nacional foi executado pela banda da Polícia Militar, regida pelo maestro tenente Santos.
O encerramento da solenidade ficou por conta dos jovens integrantes do programa Valores de Minas que interpretaram a música O que é, o que é, de Gonzaguinha. Outros 270 jovens se uniram aos demais e cobriram a praça com uma grande bandeira de Minas Gerais.

Nenhum comentário: