1 de julho de 2010

Biblioteca Infantil e Juvenil oferece atividades de literatura e oficinas


A programação de julho da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil (rua Carangola, 288, Santo Antônio) oferece várias atrações como exposição, oficinas e contação de histórias. Todas as atividades são gratuitas.
De 5 a 30 de julho, o hall de entrada da biblioteca irá receber a exposição Imagem do Medo, que traz ilustrações de imagens do medo de 34 livros infantis. As ilustrações expressam conceitos, estilos diferentes deste sentimento humano universal, revelando o quanto o medo habita o imaginário dos autores e ilustradores. A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30, e dias 17 e 18, sábado e domingo, das 9h30 às 12h15.

Oficinas

Na sexta-feira, dia 9, será realizada a oficina Aquarela, que irá desenvolver a criação artística utilizando a técnica da aquarela, inspirada na música de Toquinho. A atividade é dirigida ao público adulto e irá trabalhar a leitura e a criação de textos verbais e não verbais, tendo como ponto de partida, versos do autor. São oferecidas 10 vagas e os participantes devem levar uma aquarela e dois pincéis finos e redondos.
No sábado, dia 17, das 9h30 às 11h30, a biblioteca oferece a oficina “Leitura literária: poesia”, que irá trabalhar a leitura e produção de poemas. São oferecidas 20 vagas para a atividade, direcionada para jovens e adultos. No mesmo dia, das 10h às 12h, será realizada a oficina “Andar entre livros: leitura em família”, que irá destacar a importância de ler e contar histórias para crianças. A atividade é dirigida a pais, avós e educadores e são oferecidas 40 vagas.
Ainda no dia 17, acontece a atividade “Origami com Chá”, um encontro entre praticantes do origami para troca de experiências e aprendizagem, regado a um bom chá. Podem participar da atividade crianças a partir de 9 anos, jovens e adultos e os interessados devem levar papel para dobradura em cores diversas.
Já no dia 20, das 10h às 14h30, acontece a oficina História Inesperada, com a produção de narrativas a partir de pequenos recortes e colagens. São oferecidas 12 vagas e podem participar crianças a partir de 8 anos, jovens e adultos. Os participantes devem levar uma folha de papel colorset.

Contação de histórias

Na quarta-feira, dia 14, às 9h30, será realizada a Roda de Leitura, com a apresentação de histórias para crianças, intercaladas com cantigas. A atividade é direcionada a crianças de 5 a 9 anos e irá apresentar os contos “A tartaruga que queria voar”, “Divina Albertina”, Ele... o que?” e “Camaleão”.
Nos dias 21 e 28, às 14h30, será realizada a atividade Baú de Histórias, com narração de histórias de autores da literatura e da tradição oral. No domingo, dia 18, às 10h30, acontece mais uma edição do Era uma Vez... no Domingo, que irá apresentar as histórias “Viagem ao céu”, “O pote vazio” e “A cigarra e as formigas”.
Na sexta-feira, dia 16, às 15h, acontece mais uma edição do Era uma Vez... no Hospital, que irá levar leitura e narração de histórias e atividades de arte-educação para as crianças internadas no setor de Pediatria da Santa Casa de Misericórdia.
No dia 2, às 10h, acontece a reunião de contadores e leitores de histórias. A atividade é aberta a novos participantes interessados na arte de ler e contar histórias.

Nenhum comentário: