19 de julho de 2010

Cientistas desenvolvem vacina universal contra gripe


Pesquisadores americanos desenvolveram o primeiro tipo de uma “vacina universal”: quando ficar pronta, ela será capaz de proteger o organismo contra todas as versões de gripe por décadas.
A experiência, publicada nesta quinta-feira (15) na revista científica Science Express, está sendo desenvolvida por cientistas do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas (NIAID, da sigla em inglês), ligado ao governo dos Estados Unidos.
Segundo o chefe do estudo, o pesquisador Gary Nabel, o problema das vacinas atuais é que elas precisam ser reformuladas com frequência para enfrentar as versões de Influenza (gripe) que predominam em cada ano. Agora, no entanto, os pesquisadores descobriram um produto capaz de neutralizar várias cepas do vírus. Esse avanço, segundo o diretor do NIAID, Anthony Fauci, é um marco importante no desenvolvimento da vacina universal.
- Isso é a base para desenvolver uma vacina efetiva e de longa duração, o que teria enormes consequências no controle da gripe, doença que causa cerca de 250 mil mortes anualmente, sendo 36 mil só nos Estados Unidos.
As vacinas são sempre aplicadas para que o corpo crie uma defesa contra a infecção e fique “treinado” para combater os micro-organismos. Ela pode ser feita com partes de um vírus ou bactéria, por exemplo, ou com o “invasor” ainda vivo, porém enfraquecido. Isso impede que a pessoa fique contaminada pela doença.
...Fonte: "r7.com"

Nenhum comentário: