9 de julho de 2010

Belo Horizonte é elogiada no lançamento do emblema da Copa de 2014

Durante a cerimônia de lançamento do emblema da Copa do Mundo de 2014, na Casa Brasil, em Joanesburgo, na África do Sul, Belo Horizonte mais uma vez foi destacada como a cidade mais adiantada nos projetos relativos à Copa no Brasil, que vai desempenhar um importante papel social e econômico para o país.

Em entrevista coletiva para jornalistas do mundo inteiro, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, destacou que Belo Horizonte é a mais avançada cidade-sede em todos os cronogramas relativos à Copa, como por exemplo, a modernização do Estádio Mineirão, coordenada pelo Governo do Estado, e as obras de mobilidade na capital mineira. Belo Horizonte é a única das sedes a ter assinado o contrato com a Caixa Econômica Federal referente ao PAC da Mobilidade para a Copa de 2014.
Para o presidente do Comitê Executivo de Belo Horizonte, Tiago Lacerda, que representou o município na cerimônia, o evento foi um marco na preparação para a Copa do Mundo. “Já vínhamos trabalhando há mais de um ano neste projeto, desde que a nossa capital foi escolhida como sede. Agora daremos mais um passo, que será o desenvolvimento da logomarca da cidade de Belo Horizonte. Isso é muito importante, pois a logo é uma ferramenta de marketing poderosa na divulgação de Belo Horizonte em todo o mundo”, explicou.

O Emblema

Cada edição da Copa do Mundo da Fifa tem uma identidade própria, uma imagem única que circula em todo o globo desde os preparativos até os instantes decisivos do torneio. Ontem, o Emblema Oficial da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014 foi lançado no Sandton Convention Centre de Johanesburgo na presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do presidente do Comitê Organizador do Brasil 2014, presidente da CBF e Membro do Comitê Executivo da Fifa, Ricardo Teixeira, e do presidente da Fifa, Joseph Blatter. O evento também contou com a participação dos campeões mundiais Cafu, Carlos Alberto Torres, Romário e do técnico Carlos Alberto Parreira.
Antes do lançamento propriamente dito, 500 convidados, entre eles representantes da mídia internacional, puderam conferir uma prévia do clima aguardado para a primeira Copa do Mundo realizada no Brasil desde 1950. Os grupos musicais Barbatuques e Bossa Cuca Nova e a cantora Vanessa da Mata, ganhadora do prêmio Grammy, se apresentaram durante uma hora na cerimônia comandada pelo casal de atores Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert.
A Fifa e o Comitê Organizador do Brasil 2014 convidaram 25 agências brasileiras a confeccionarem a logomarca do torneio. A tarefa de escolher a imagem vencedora coube a um comitê de notáveis formado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o designer Hans Donner, a modelo Gisele Bündchen, o escritor Paulo Coelho e a cantora Ivete Sangalo, além de Ricardo Teixeira e do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke.
O emblema escolhido foi "Inspiração", criado pela agência África. O desenho deriva de uma célebre fotografia de três mãos que, juntas, levantam o troféu mais famoso do planeta. Além da mensagem humanista das mãos entrelaçadas, a imagem em verde e amarelo representa a acolhida generosa que o mundo receberá no país anfitrião.

Nenhum comentário: